APU´s de quarta geração da AMD enfim vão chegar ao mercado (Kaveri)
[ad#texto]
A AMD vem fazendo um bom trabalho na sua linha de APU´s, principalmente pela utilização do processamento via GPU de tarefas que antes ficavam a carga da CPU, para quem não entendeu isso se resume em maior performance, pois algumas tarefas que nossos aplicativos e até mesmo o sistema operacional delegam para a CPU seriam melhor executados se fossem remetidas para a GPU.
As novas APU´s de codinome Kaveri vem com várias inovações, dentre elas, suporte para PCIe 3, produção em 28 nanômetros e suporte para GPU´s R7 e R5, mas o mais interessante é a implementação das tecnologias hUMA e HSA.
A tecnologia hUMA consiste na unificação do acesso há memória RAM, assim tanto a GPU quanto a CPU tem acesso integral a qualquer parte da memória RAM, de acordo com a AMD esta tecnologia permite mais economia de energia e performance.
A tecnologia HSA trabalha em conjunto com a hUMA, lembra-se do que falamos no início, entre tarefas executadas entre CPU e GPU, então, antes quem determinava quem deveria fazer o que era o software e bem poucos eram preparados para isso, agora a própria APU tem como definir via hardware se a CPU ou GPU irá se encarregar da tarefa, essa é sem dúvida a melhor cartada da AMD na luta contra a Intel no segmento.
Os primeiros lotes de APU´s da linha Kaveri devem chegar ao mercado ainda em janeiro, daí poderemos de fato ver se todas as implementações efetuadas pela AMD irão de fato se resumir em melhor performance, pois a anos que a AMD tenta bater os equivalentes da Intel sem muito sucesso.