AMD mostra suas novidades para processadores
[ad#texto]
Enquanto os holofotes se concentram na quarta geração de processadores da Intel e da sua nova linha de GPUs embarcadas a AMD dias antes anunciou a terceira geração dos processadores A-series.
Basicamente podemos dividir a linha A-series da AMD em 3 segmentos:
- Temash: este segmento é destinado aos tablets mais parrudos, vai concorrer diretamente com a linha Atom da Intel, fica entre os processadores ARM e os x86. Eles são dois processadores dual-core (A4-1200 e A4-1250) e um quad-core (A6-1450), todas essas APUs ficam na casa dos 1Ghz, embora o foco não tenha sido performance a AMD melhorou substancialmente a performance e conseguiu uma boa redução no consumo energético.
- Kabini: é o segmento destinado aos híbridos e conversíveis e vai bater de frente com a linha ULV da Intel, tiveram ganho de 50% de performance para a geração anterior e também uma redução significativa no consumo energético.
- Richland: esta linha é destinada aos notebooks que exigem maior performance e será abrangido por modelos A-8 e A-10 avançados, a AMD também conseguiu uma melhoria significativa no consumo energético aumentando assim a autonomia de bateria.
Como ficou claro a AMD vai bater de frente com a Intel, inclusive em mercados base e importantes, como o segmento de entrada onde atua a linha Atom da Intel.
Falando em novidades, a nova GPU Iris da Intel, por melhor que possa ser, ainda é muito cedo para que sua performance se aproxime do obtido pela AMD, que ao comprar a ATI conseguiu se especializar em GPUs e apresenta em suas APUs os melhores chipsets gráficos embarcados,