AMD contra a Intel pela Apple
[ad#texto]
Parece uma luta de David contra Golias, e como na história bíblica David parece estar vencendo, é esta a batalha da AMD com a Intel.
Existe um rumor de que a Intel está a mais de um ano negociando a sua linha Atom para smartphones e tablets com a Apple, de fato esta negociação faz sentido, já que a Apple luta nos tribunais há anos contra a Samsung e hoje quem produz os processadores A6 e A6X para a Apple é a Samsung.
O problema é o preço, a Intel conseguiu se reafirmar no mercado como processadores de boa eficiência energética aliado a bom desempenho, porém o preço premium não vai agradar muito a Apple e é neste ponto que a AMD tem conseguido bons contratos.
O caso da AMD é bem curioso, há anos atrás, na época do Pentium 4 da Intel a AMD entrou no mercado surpreendendo e provando que o clock maior não necessariamente significa melhor performance e a linha Athlon dava um banho de desempenho na linha Pentium 4, mas a Intel virou o jogo e hoje a AMD corre para firmar o conceito de APU´s no mercado e segue sem um processador top de linha para brigar de frente com o Core i7 da Intel, porém o desempenho gráfico e preço tornam os processadores e APU´s da AMD muito atrativos para a indústria.
Tanto que a AMD conseguiu fechar um bom contrato com a Sony e irá fornecer os processadores do novo Playstation 4 que foi migrado para a plataforma x86 pela Sony e o mesmo pode acontecer com a Apple.
A AMD pode estabelecer um melhor custo-benefício para a Apple e pode simplesmente “roubar” a negociação da Intel e fechar um contrato com a Apple, em um possível migração desta, que além do hardware irá também envolver o software de todo o ecossistema.