Aceleração gráfica no browser


Todos os browser até hoje utilizam uma API do Windows chamada GDI para renderizar as páginas Web, é uma técnica antiga porém tem funcionado com relativo sucesso até os dias de hoje.

Mas os computadores modernos são equipados, na maioria dos casos, com processadores de grande performance e em alguns casos com placas de vídeo off-board que maximizam o poder gráfico do computador e tudo isso está sendo subutilizado pelo browser.

Em decorrência desse fato a Microsoft e a Mozilla estão trabalhando pesado para implementar o uso do Direct2D em detrimento do uso do GDI no Internet Explorer 9 (a ser lançado) e no Firefox (sem versão definida) e com isso aproveitar melhor o potencial de processamento de vídeo dos computadores e agilizar mais ainda a exibição de páginas Web.

Mas porque tanto trabalho para implementar isso no browser? Simples, o browser é e será cada vez mais uma importante ferramenta para o uso dia-a-dia, hoje temos dezenas de jogos casuais que utilizam o browser como plataforma de exibição. Já pensou um browser com aceleração gráfica?

O Firefox, por exemplo, com suas dezenas de complementos (add-ons) substitui dezenas de aplicativos de terceiros que teríamos que instalar, o browser é a plataforma do futuro na micro-informática.

Uma coisa mais legal ainda, além do poder que a aceleração gráfica traria aos jogos executados via browser imagine com a implementação do HTML 5, onde vídeo será embutido diretamente no código-fonte HTML sem precisar de artifícios como o Flash ou Silverlight, por exemplo, um browser com aceleração gráfica real seria uma enorme mão na roda para tudo isso.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.