Aceleração gráfica no browser


Todos os browser até hoje utilizam uma API do Windows chamada GDI para renderizar as páginas Web, é uma técnica antiga porém tem funcionado com relativo sucesso até os dias de hoje.

Mas os computadores modernos são equipados, na maioria dos casos, com processadores de grande performance e em alguns casos com placas de vídeo off-board que maximizam o poder gráfico do computador e tudo isso está sendo subutilizado pelo browser.

Em decorrência desse fato a Microsoft e a Mozilla estão trabalhando pesado para implementar o uso do Direct2D em detrimento do uso do GDI no Internet Explorer 9 (a ser lançado) e no Firefox (sem versão definida) e com isso aproveitar melhor o potencial de processamento de vídeo dos computadores e agilizar mais ainda a exibição de páginas Web.

Mas porque tanto trabalho para implementar isso no browser? Simples, o browser é e será cada vez mais uma importante ferramenta para o uso dia-a-dia, hoje temos dezenas de jogos casuais que utilizam o browser como plataforma de exibição. Já pensou um browser com aceleração gráfica?

O Firefox, por exemplo, com suas dezenas de complementos (add-ons) substitui dezenas de aplicativos de terceiros que teríamos que instalar, o browser é a plataforma do futuro na micro-informática.

Uma coisa mais legal ainda, além do poder que a aceleração gráfica traria aos jogos executados via browser imagine com a implementação do HTML 5, onde vídeo será embutido diretamente no código-fonte HTML sem precisar de artifícios como o Flash ou Silverlight, por exemplo, um browser com aceleração gráfica real seria uma enorme mão na roda para tudo isso.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias