A revolução da informática

[ad#texto]
É incrível como uma única pessoa, em um segmento que envolve empresas gigantes e tanto dinheiro, possa causar uma tamanha revolução como causou Linus Torvalds a cerca de 20 anos atrás.

Estamos falando do aniversário de 20 anos do Linux, que a principio recebia o nome de Minix, não foi o Linux que criou o conceito de software livre ou open-source nem tão menos o responsável por criar nenhuma outra tecnologia revolucionária, como a Internet.

Mas foi o Linux que quebrou monopólios sobre diversos segmentos de TI, como por exemplo, o mercado de servidores, e também foi o responsável por alterar sensivelmente a forma como a Internet é hoje, livre, sem uma empresa gigante ditando normas e regras.

Foi o Linux que permitiu ao usuário final ter liberdade de escolher qual sistema operacional utilizar, inclusive fornecendo diversas opções de forma grátis ou ainda chegando ao máximo de permitir que o próprio usuário monte e desenvolva sua própria versão se assim quiser.

Foi o Linux que “obrigou” a Microsoft a melhorar sensivelmente o sistema operacional Windows, ou você acha que de versões simplórias e bugadas a Microsoft investiu milhões até chegar ao Windows 7 somente porque queria agradar seu mercado consumidor? Foi a concorrência.

Mesmo sendo bem menos utilizado no mercado o Linux conseguiu o mesmo grau de relevância que o Windows possui hoje, por isso é que o seu criador, Linus Torvalds, sozinho, conseguiu fazer o que várias empresas gigantes não conseguiram: influenciar o mercado e promover tendências.

Por isso, parabéns ao Linux e ao seu criador Linus Torvalds.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias