A Internet mudando países

[ad#texto]
Qual a principal característica de países com regimes políticos totalitários?

A manipulação, ou até mesmo a proibição, dos meios de comunicação.

Pelo menos era assim até a disseminação da Internet. Antes era comum a imprensa mundial noticiar fechamento de jornais, interdição em rádios e cancelamento de programas de TV pelos governos totalitários, que tentam a todo custo controlar a população com mão de ferro e impedida, normalmente pela força, de votar ou expressar suas preferências políticas. Assim embora a imprensa internacional noticiasse de forma maciça a notícia de pouco adiantava no foco do problema, o país, pois o governo não permitia de tais fatos chegassem aos ouvidos da população, gerando um falso estado de bem-estar social para perpetuar-se no poder.

Isso acontece no Irã, Coréia do Norte, China, Venezuela e no Egito, só para citar alguns países.

Mas os últimos acontecimentos demonstram que a Internet tem mais força que o próprio governo.

Foi assim quando o governo da China invadiu os servidores do Gmail procurando por movimentação ativista, já que o Google não cooperava por vias impostas pelo governo chinês, e vimos pela primeira vez uma empresa de iniciativa totalmente privada se rebelar contra um país e ter poder para pressiona-lo, foi o que o Google fez, mostrando que coisas assim não passam despercebidas na Internet.

E vemos agora no Egito. A população do Egito, cansada de ser humilhada pelo seu presidente que se perpetua no poder a vários anos, lembrando os faraós de antigamente, se levantou e se organizando em mesas de bar a população jovem vem desafiando o presidente por mudanças e liberdade política e de expressão.

O governo do Egito vendo as informações sobre o levante serem divulgadas pela própria população via Internet para o mundo inteiro e vendo como essa disseminação de informação estava sendo nociva para o seu governo, foi decreta a proibição do acesso a Internet e as conexões foram cortadas.

Problema resolvido. Não. A Internet é livre, queira os governos ou não.

O Google em conjunto com o Twitter e uma startup bolaram uma forma da população twittar os acontecimentos sem a necessidade de conexão via Internet, para isso o Google disponibilizou três números de telefone, basta ligar, deixar sua mensagem que todas serão revertidas em postagens no Twitter em uma conta específica (que nesse momento agrega milhares de seguidores).

Esse foi o primeiro fail do ano sobre a Internet e mostra que o governo do Egito não terá facilidades, veremos agora o que ele mais vai querer proibir ou monitorar.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias