10 anos de Firefox

[ad#texto]

Sabe aquele browser que em 2002 surgiu timidamente para confrontar o onipresente Internet Explorer 6?

Eis que surgia o Phoenix que acabou por virar o Firefox, na época do seu lançamento o browser tinha apenas 8 Mb e bem menos recursos que tem hoje.

O tempo passou, o Firefox cresceu muito, mesmo ultimamente tendo perdido status para o Google Chrome ele deixa o legado de coragem e perspicácia e uma história de como uma fundação desafiou e venceu a maior empresa de software da ocasião, derrubando o reinado do Internet Explorer e abrindo espaço para outros browsers, como o próprio Chrome.

Vale lembrar que o Firefox ficou também marcado por alguns tropeços, um deles é o gerenciamento de memória RAM que é duramente criticado como muito alto para um browser ou ainda problemas com processamento massivo de JavaScript.

Mas nem tudo são problemas, o Firefox também ficou famoso por diversas inovações, uma delas foi a popularização do uso de abas em um broswer.

De qualquer forma, parabéns pelos 10 anos de vida completados em 23 de setembro de 2012.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.