Todas as novidades do macOS Mojave 10.14

Hoje a Apple finalmente apresentou a próxima versão do MacOS no seu evento WWDC, veja aqui todas as novidades do macOS Mojave 10.14.

Todas as novidades do macOS Mojave 10.14
Todas as novidades do macOS Mojave 10.14

Depois de um ano muito difícil, com muitos problemas de segurança, finalmente chegou o dia do WWDC e a Apple apresentou as próximas versões de seus sistemas operacionais, veja aqui todas as novidades do macOS Mojave 10.14.

Como é de praxe a Apple atualiza uma grande gama de seus dispositivos com uma nova versão do MacOS e não será diferente desta vez.

Existem dispositivos de 2009 que possuem potencial para serem atualizados (confira a lista no final desta matéria).

Para quem tem acompanhado a evolução dos sistemas da Apple sabe que existe um esforço de convergência entre o MacOS e iOS e nesta nova versão tudo indica que este esforço está intensificado.

Todas as novidades do macOS Mojave 10.14: Dark Mode

No MacOS 10.13 era possível ajustar o Dark Mode no dock e menu de topos, mas agora este modo está expandido para todo o sistema.

Basicamente todos os elementos da UI irão responder e funcionar conforme o Dark Mode, resta saber como todos os Apps irão se comportar quanto a este quesito.

A Apple garante que os olhos ficarão menos cansados e que as fotos terão um destaque muito maior e que os desenvolvedores irão produzir mais código-fonte neste modo, vamos ver.

Todas as novidades do macOS Mojave 10.14: Dynamic Stacks

Está cansado da sua área de trabalho toda bagunçada? O Dynamic Stacks irá resolver isso para você.

Este recurso irá agrupar os itens espalhados pela sua área de trabalho deixando-os separados em grupos de acordo com tipo, data de criação, tags, entre outras opções.

E caso você adicione algum novo arquivo a sua área de trabalho ele será automaticamente agrupado.

Quando você quiser analisar algum agrupamento em específico, você só precisa clicar sobre ele e dar dois cliques para abrir algum arquivo em específico.

Todas as novidades do macOS Mojave 10.14: nova visualização no Finder

Para auxiliar na visualização de fotos, vídeos e apresentações, a Apple adicionou um novo modo de galeria no Finder do MacOS Mojave.

A grande diferença entre o modo galeria comparado a outros é que há uma seção de preview no meio, junto com uma linha de thumbnails na parte inferior, para facilitar na rolagem do álbum para que o usuário encontre exatamente a foto que está buscando.

Para os fotógrafos de plantão, na barra lateral serão exibidas informações do vídeo ou da imagem, como abertura, ISO e velocidade de obturador.

Os botões de ações também serão alterados de acordo com o arquivo selecionado, trazendo sempre ações coerentes com o tipo de arquivo.

Todas as novidades do macOS Mojave 10.14: captura de tela

A captura de tela foi melhorada.

A tarefa de executar o print continua basicamente igual, porém, após a captura o usuário irá visualizar uma miniatura da imagem permitindo edições, marcações e ainda a exibição de um menu de contexto com diversas outras opções.

Lembrando que todos estes recursos estarão disponíveis nativamente, sem a necessidade nenhum tipo de App externo (terceiros).

Todas as novidades do macOS Mojave 10.14: câmera contínua

Lembrando quando eu falei de convergência? Então, este é um recurso deste esforço.

Com ele será possível tirar uma foto com a câmera do seu iPhone e imediatamente para seu desktop, podendo até mesmo servir como scanner ou algo do tipo.

Além da sincronização de arquivos e mensagens a integração de fotos promete deixar as barreiras entre desktop e smartphone ainda menores.

Todas as novidades do macOS Mojave 10.14: merge

Faz tempo que a Apple vem sinalizando com uma convergência entre o MacOS e o iOS e ela está mais perto a cada nova versão lançada.

Existe um forte rumor que no momento do lançamento da versão final do Mojave, em outubro, ele será capaz de executar Apps do iPad, porém existem dúvidas se um projeto tão audacioso será concluído até a data final de lançamento.

Além disso existe um projeto secreto que visa unificar o desenvolvimento de Apps para MacOS e iOS, ou seja, será possível desenvolver um App que nativamente se adapte para touch, trackpad ou mouse, dependendo de qual sistema operacional está sendo executado.

Talvez uma fusão deste modo somente seja concretizada em 2019, em um possível MacOS 10.15 com iOS 13.

Embora Tim Cook afirme que ambos (os sistemas) permanecerão separadas para serem “bons” naquilo para qual foram projetados é bom lembrar que o Google vem trabalhando no Fuchsia OS, que nada mais é do que a fusão do Android com o Chrome OS.

E se o mercado deseja esta fusão, ficará a Apple para trás?

O fato é que o MacOS já começa a respirar ares da fusão, seja com o recurso da câmera contínua ou com botões adaptados para telas touch.

Todas as novidades do macOS Mojave 10.14: Fusion Drive

O MacOS High Sierra trouxe o novo sistema de arquivos APFS e agora o MacOS Mojave vai trazer a integração do APFS com Fusion Drives.

Se até o presente momento o APFS não era compatível com Fusion Drives, isso agora será passado, uma vez que a compatibilidade com este antigo hardware será expandida.

Ainda não é possível saber como será a questão de performance ou economia de espaço, que são condições inerentes ao APFS, irão se comportar em um Fusion Drive, mas o simples fato de funcionar irá trazer um pouco de luz para proprietários de iMacs mais antigos.

Todas as novidades do macOS Mojave 10.14: qual dispositivos irão atualizar

Levando em consideração que somente 64-bits será compatível com o Mojave, podemos pressupor que Macs que não suportem ou suportem apenas parcialmente instruções de 64-bits não estarão aptos a uma possível atualização.

Também podemos supor que equipamentos que não suportem o Metal também não estarão elegíveis para uma possível atualização.

Com base nisso teremos a seguinte lista de dispositivos que serão atualizados:

  • Mac models from 2012 or later
  • MacBook models from 2015 or later
  • MacBook Pro models from 2012 or later
  • MacBook Air models from 2012 or later
  • Mac mini models from 2012 or later
  • Mac Pro models from late 2013

Todas as novidades do macOS Mojave 10.14: quando será a atualização

Uma versão para desenvolvedores em formato de Beta deverá ser disponibilizada logo após a apresentação do WWDC e a sua atualização deverá partir do Apple Developer Program. Lembrando que nesta modalidade existe a cobrança de uma taxa de US$ 99,00 anuais.

Uma versão de Beta público deverá também ser disponibilizada logo após o final do verão e caso goste de riscos poderá atualizar a partir do Apple Beta Software Program. Lembrando que a partir deste programa não existe a cobrança de nenhuma taxa.

Por hora a versão estável final deverá estar disponível somente entre setembro e outubro de 2018.

matrix