Review do Google Chrome


Tem muita gente falando sobre o Google Chrome desde o seu lançamento ontem a tarde, o fato é que o lançamento do Google Chrome não vai mudar muitas coisas de imediato. A grande maioria dos usuários que vão experimentar o Google Chrome são os usuários dos browsers da Mozilla e afins, os adoradores da Microsoft continuarão a não exergar que existe vida inteligente lá fora.

O fato é que falando sob a esfera comercial a Microsoft vem a anos tentando intervir em um mercado dominado e comandado pelo Google, este é o mercado da Web hoje. É o Google que tem inovado mais, lançado mais, agregado mais valor e consequêntemente tem um valor de marca maior nesse mercado. Então o Google resolveu (depois de muito estudo mercadológico e estratégico) intervir em um mercado amplamente dominado pela Microsoft, o mercado de browser, e o interessante é que ambos os mercados trabalham sob simbiose constante.

Por hora o Google Chrome vem não para tirar o Internet Explorer de cena, pelo menos não nesse ano, ele vem para o Google aprender a trabalhar nesse mercado e saber o que o cliente realmente quer, pois uma coisa é você fazer uma pesquisa com o seu mercado consumidor e outra é realmente colocar um produto no mercado e ver a reação dos seus clientes.

Na esfera técnica o navegador tem um visual muito limpo, o que torna o site visitado o centro dea experiência de navegação e não o browser em si, como ocorre tanto no Internet Explorer como no Firefox, onde o site visitado é apenas um adereço. Realmente o Google Chrome tem a cara do Google. Foi retirado muita coisa desnecessária para que a tela ficasse mais limpa e adicionado alguns recursos para os desenvolvedores.

O falando em desenvolvimento o mais legal é que o Google Chrome por ser complacente com os padrões não quebra o layout do seu site e isso é muito bom, o único porém que me deixou assustado foi a engine V8 de renderização de JavaScript, se você ler o que o Google diz a respeito vai perceber que no fundo eles querem reinventar a roda nesse ponto e isso pode ser perigoso.

Eu estou nesse momento postando utilizando o Google Chrome, apesar de beta ela é muito estável e só o visual limpo e a não quebra de layout para mim já são motivos para experimentar e testar a fundo a ferramenta para uma possível troca definitiva. Agora vamos aguardar para ver o caminho que o Google vai realmente querer trilhar utilizando o seu Google Chrome.

Update: Li alguns reviews e ninguém citou o focus automático nos campos de formulário que o Chrome tem, será que ninguém percebeu ou é só o meu?.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.