Picaretagem para conseguir um novo emprego


Como todos os tipos de serviços, a procura de emprego e cadastro de currículo foi muito facilitado pela Internet. Hoje existem serviços pagos e gratuitos, ambos de excelente qualidade e ótimo retorno (tanto para profissionais em busca de trabalho como para empresas em busca de novos colaboradores).

Até aí nada demais, a não ser que uma “empresa” resolve querer lucrar com todo esse processo.

Seguinte, existe o excelente serviço gratuito chamado Infojobs (voltado principalmente para vagas na área de tecnologia), onde tudo ia bem até que uma “empresa” que não vou citar o nome começou a inundar o site com diversas vagas de empresas, algumas com promessa de ganhos altíssimos, achei estranho a descrição da vaga, pois todas as vagas anunciadas pela referida “empresa” tinham um padrão diferente das demais vagas anunciadas por outras empresas.

Foi daí que descobri, a “empresa” enche os olhos dos profissionais em busca de emprego com promessa de altos salários e ótimos benefícios e quando os mesmos se cadastram na vaga a “empresa” entra em contato informando que para prosseguir no processo de seleção (que a partir desse ponto deixa de ser efetuado pelo sistema do Infojobs) é preciso pagar uma taxa, ou seja, é preciso pagar para concorrer a um emprego que pelo volume de anúncios que a “empresa” vem fazendo nos últimos dias eu duvido que realmente exista.

Então, mesmo que você esteja precisando muito de um novo emprego muito cuidado com esses tipos de “consultorias” que no fundo só querem lucrar com um processo seletivo para vaga nenhuma.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.