O que realmente acontece com o Linux


A guerra Windows x Linux provavelmente será eterna. Tecnicamente falando o Linux é mais estável, seguro e simplista que o sistema da Microsoft, mas não é nem de longe o mais utilizado. Por que?

Sem entrar nem em conceitos técnicos nem em conceitos filosóficos o Linux amarga a lanterna por três grandes motivos:

  • Muita gente o considera difícil demais, quando o Linux nasceu a sua complexidade era tamanha que uma simples instalação poderia causar danos irreparáveis ao hardware, desse modo criou-se todo um ambiente mítico em torno do Linux e pode acreditar que isso perdura até os dias de hoje;
  • No início o Linux pouco reconhecia o hardware da maioria dos computadores, principalmente aqueles montados pelo filho da vizinha da tia, e os fabricantes não tinham o mínimo de vontade de produzir hardware e a grande maioria dos usuários não tem familiaridade suficiente com a informática a ponto de achar trivial ficar alterando código-fonte e compilando drivers;
  • Quantidade de softwares (jogos ou não) ainda é precária e as soluções livres ainda perdem para as soluções proprietárias portadas somente para o Windows.

Sem distorções e puxação de saco para nenhum lado em pouco mais de 10 anos no mundo da informática esses são com certeza são esses entraves que inviabilizam o Linux em centenas de milhares de computadores ao redor do mundo, é óbvio que um sistema diferente vai requerer aprendizado mas no passado o Linux exigia um aprendizado profundo demais e as suas limitações eram muitas.

Eu mesmo utilizo tanto o Linux quanto o Windows, utilizo o Linux por preferi-lo pois além de mais seguro e estável exige menos recursos de hardware e me oferece mais, mas ainda tenho o Windows pois certos softwares teimam em não serem portados para o Linux e nem via Wine funcionam.

Acredito que o Linux está no caminho certo, sua facilidade de uso e instalação hoje são maiores que o do próprio Windows, sua identificação de hardware é mais ampla do que o sistema da Microsoft (não vale dizer que depois você baixa o driver, tem que ser na hora da instalação), só falta mesmo é as empresas começarem a portar seus softwares para a plataforma Linux, quando isso acontecer a briga será realmente boa entre Linux e Windows e independente de quem morrer e ver sobreviver nessa guerra o grande beneficiado será o usuário que independentemente do sistema campeão, este será muito superior ao que conhecemos e utilizamos hoje.

matrix