Novo serviço de buscas


A Microsoft está realmente interessada em tirar o doce da boca do Google. É notório que se o Google é sinônimo de poder na Internet é devido ao seu motor de buscas, agora a Microsoft lança uma nova ferramenta de serviços de bucas chamada Bing. A ferramenta que começa a ser liberada no dia 28/05/2009 só será completamente implementada no dia 03/06/2009.

Mas a Microsoft foi além (afinal vários outros serviços de buscas sucumbiram no intento de desbancar o Google), ela lança uma nova ótica sobre as buscas na Web e chama esse conceito de “ferramenta de decisão”. Nesse aspecto a ferramenta da Microsoft não irá “apenas” efetuar buscas e retornar resultados, ela terá uma nova abordagem para o usuário e terá o intuito de ajudar na decisão baseada na busca.

É sem dúvida um aspecto novo e bem interessante, mas ainda estou curioso para ver como a Microsoft irá tratar a usabilidade e semântica de todo esse sistema e de como os usuários de motores de buscas irão se adaptar (e se irão) ao novo conceito em seu dia-a-dia.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.