iOS 6 ajudando operadoras

[ad#texto]

Para que os usuários da Apple não estão assim tão superiores aos demais mortais, mesmo com toda a ação de marketing que a Apple efetuou em cima do lançamento do iPhone 5 e do iOS 6 as coisas parecem se complicar para a empresa de Cupertino.

O primeiro caso é o do iPhone 5 que perde em performance para outros smartphones, como por exemplo, o Samsung Galaxy SIII e a sua tão retumbante tela com Retina Display já não é a melhor tela, perdendo feio para o projeto da Sharp e também já existem dispositivos em estágio de lançamento pela HTC que mesmo não utilizando a tecnologia da Sharp já possui uma tela com especificação maior que a Retina Display da Apple.

A bola da vez é o iOS 6, tudo porque vários usuários tem reclamado que as suas respectivas contas de telefonia celular, especificamente a parte que tange o plano de dados, subiram para a estratosfera depois da atualização de seus gadgets para o iOS 6.

Como todos sabem, um smartphone se comporta diferente quando conectado via wi-fi do que quando conectado via 3G, tudo isso porque a franquia limite de tráfego de dados dos planos de dados são bem limitados, por isso atualizações e sincronias de sistemas e App´s são configurados somente para serem executados quando conectados via wi-fi e é isso que o iOS 6 faz, só que não.

Quando o iOS 6 reconhece e se conecta a uma rede wi-fi, ele automaticamente muda seu modo de tráfego de dados e começa a consumir muito mais dados, tudo isso para aproveitar da rede wi-fi e se atualizar e sincronizar aos diversos serviços que o usuário possa utilizar, só que, embora conectado em uma rede wi-fi e agindo como se estivesse de fato conectado ele trafegado os dados via 3G, ou seja, consome toda a franquia do usuário e mais um pouco.

A Apple conheceu que isso pode ocorrer só que jogou toda a culpa nos próprios usuários e disse que o iOS 6 tem muito mais opções de configuração e por isso deve ser configurado pelo usuário no momento do primeiro uso. Muito bonito da parte da Apple, informa que ao utilizar o iOS 6 o usuário, muitas vezes leigo terá que passar horas aprendendo detalhes técnicos acerca do sistema para uma configuração refinada sobre uma característica que já deveria vir como padrão de fábrica.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.