HD com defeito: como identificar e o que fazer

Atenção no seu computador porque um HD com defeito exibe diversos sintomas antes de parar de vez. Veja aqui como identificar problemas e como resolve-los.

[ad#texto]

De todos os componentes de um computador ou notebook o que apresenta maior índice de defeitos é sem dúvida o HD (disco rígido), pois por ser um componente eletromecânico ele está sujeito ao desgaste acentuado e por ironia um defeito no HD é pior que pode acontecer porque é nele que todos os seus dados ficam armazenados. Então veja como identificar e o que fazer para encontrar o HD com defeito.

HD com defeito: como identificar e o que fazer
HD com defeito: como identificar e o que fazer

Eu não disse que o disco rígido é o único componente que é eletromecânico no seu equipamento? Isso vai facilitar bastante o ato de encontrar defeitos, pois vários deles se manifestam produzindo barulhos anormais, mas não se assuste pois existem vários modelos de HD que são bem barulhentos.

Abaixo então vou mostrar uma pequena lista informando como identificar possíveis defeitos, se eles são graves ou não e ainda o que fazer para que você não perca seus preciosos dados.

Aliás falando em perder dados, não se esqueça de fazer backup com regularidade, pois problemas podem ocorrer de forma inesperada.

HD com defeito: arquivos não abrem

Por mais que você tente diversos arquivos simplesmente não abrem e o problema pode não ser o Windows e sim seu HD que mesmo não apresentando nenhuma outra anormalidade começa a dar sinais de cansaço.

O primeiro passo é fazer o backup de seus dados importantes e logo após execute a varredura do seu antivírus e ainda verifique se existem outros tipos de malware e remova caso encontre algum, afinal este tipo de problema também pode estar relacionado com vírus e outras pragas virtuais.

Caso não encontre nada uma simples formatação pode resolver, pois em vários casos estes erros são na estrutura lógica do HD deixando sua estrutura física intacta.

Se nada disso resolver infelizmente você terá que comprar um novo HD para substituição.

[ad#texto]

HD com defeito: arquivos são corrompidos sem motivo

Diversos arquivos começam a exibir mensagem de que estão corrompidos ao tentar edita-los. Neste caso é provável que o seu HD esteja com bad blocks (blocos ruins – seu HD é internamente separado em blocos).

Este é um tipo de problema físico e não tem muito o que fazer, pois quando o primeiro bad block aparece eles vão começar a brotar no seu HD até que você não consiga mais utiliza-lo.

Para minimizar seu problema faça o download do aplicativo HDD Scan para encontrar quais são os bad blocks e em seguida tente isolar estes pontos para que eles não seja mais usados e em seguida faça backup de todos os seus dados.

Não demore e compre rapidamente um HD novo, pois como disse anteriormente, irão surgir novos bad blocks até inutilizar totalmente seu disco rígido.

HD com defeito: lentidão e tela azul no Windows

Se você começar a notar lentidão excessiva (e não for o caso da indexação de arquivos no Windows) e também as temíveis telas azuis começarem a surgir no Windows é sinal de pane geral no seu HD.

Neste tipo de problema é típico o HD começar a estralar ou ainda esquentar mais que o normal.

Não perca tempo e faça imediatamente backup dos seus dados, lembrando que mediante a todos os problemas relatados acima é possível que alguns arquivos já estejam inacessíveis e que eles estejam perdidos.

Compre outro e substitua o mais breve possível.

HD com defeito: barulhos e sons estranhos

Se ao ligar seu computador o HD começa a fazer diversos tipos de barulhos e sons estranhos é sinal de que o seu limite de uso chegou, pois pelo desgaste alguns de seus componentes internos já está desalinhados ou desajustados.

Faça backup e compre outro imediatamente, pois a qualquer momento ele poderá parar de vez e se isso acontecer você perderá todos os seus dados.

Por ser um problema fácil de identificar, pois os sons estranhos são altos fica fácil agir de forma preventiva e atenuar os danos causados.

HD com defeito: o disco rígido não é mais reconhecido

Se ao ligar o seu computador, ainda no BOOT, você receber uma mensagem de que não existe um disco ou que o disco não pode ser acessado é sinal de que o problema é extremamente grave.

Por desgaste, excesso de aquecimento ou até mesmo uma queda que possa ter ocorrido dias atrás o seu HD parou de funcionar permanentemente.

Se você não tem backup a única forma de tentar recuperar seus dados é enviar para uma empresa especializada em recuperação de dados e torcer para que não fique muito caro.

É isso, preste atenção nos sinais que o seu disco rígido lhe envia e previna-se de problemas maiores fazendo backup regularmente.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.