Falha biométrica

[ad#texto]
O Android Ice Cream Sandwich (versão 4 do Android) está em desenvolvimento e uma das novidades já virou hype na Internet, a ativação do smartphone via leitura biométrica do rosto do usuário.

O fato é que alguns testes mostraram que caso alguém tenha uma foto (uma foto bem tirada, diga-se de passagem) vai conseguir enganar o algoritmo de validação implementado no Android e o gadget será habilitado para uso.

Os fanboys da Apple foram ao delírio com a notícia da falha, pois muito deles estavam de cara com esta característica do novo Andorid e com o fato desta ideia não ser do Steve Jobs (tá certo talvez ele processasse o Google pois poderia ter sonhado com isso).

Porém o caso é bem mais embaixo.

Em primeiro lugar eu nunca vi um sensor biométrico (retina, digital, face, etc) que nunca, mas nunca tenha falhado, sempre é possível encontrar alguma artimanha e fazer o sensor considerar como verdadeiro algo que não é, afinal até o melhor equipamento de reconhecimento biométrico – o homem – que existe comete falhas, o que dirá um simples computador com um sensor biométrico.

Se os desenvolvedores do Android refinassem demais as variáveis de validação um simples olho roxo da balada do dia anterior, um acidente ou um encontro mais violento com o muro já seria suficiente para que o Android não mais reconhecesse o seu dono e passasse a agir como um pitbul stressado com fome.

Os desenvolvedores do Android podem e devem refinar mais o algoritmo, para aproximá-lo ao máximo da capacidade humana, mas nunca ele será tão capaz como o ser humano, afinal tivemos milênios para praticar.

Nota: a capacidade de reconhecimento biométrico de outro ser humano é imensa nos próprios seres humanos, afinal trata-se de reconhecimento inter espécie e mesmo assim cometemos erros (já tentou identificar gêmeos idênticos que acabou de conhecer?).

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 316 outros assinantes

Busca

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias