CyanogenMod contra a Samsung

[ad#texto]

Falando em Android arrisco dizer que a ROM alternativa CyanogenMod é a maior e mais importante ROM, tanto pela sua base de instalação e diversidades de smartphones suportados ou pelo grande número de outras ROM´s alternativas baseadas nela, mas uma declaração de alguns membros da comunidade da CyanogenMod parecem ter entrado em conflito com seus pares.

Recentemente veio a público uma nota de que a CyanogenMod não seria portada para o Galaxy SIV por culpa da Samsung, o fato é que existem alguns fatores que desencorajam o port da CyanogenMod para o Galaxy SIV, o primeiro deles é o fato de que o smartphone possui duas versões com processadores diferentes, uma das versões vem com um Snapdragon S4 Pro da Qualcomm e a outra versão vem com o Exynos Octa da própria Samsung.

Logo da CyanogenMod 10.1 - Android 4.2
Logo da CyanogenMod 10.1 – Android 4.2

Quanto a versão com o S4 Pro a comunidade avisou que a Qualcomm tem bom histórico na divulgação de informações técnicas e arquivos sobre seus processadores e que portar um driver para a CyanogenMod deste processador não seria impedimento, porém a Samsung tem um histórico de não divulgar informações técnicas para fechar a plataforma e tentar coibir o uso de ROM´s alternativas obrigando os usuários a utilizarem sua versão do Android com o TouchWiz.

Por este e outros fatores de menor relevância alguns membros da comunidade CyanogenMod declararam que a mesma não será portada para o Galaxy SIV, deixando seus usuários na mão e tentando de uma forma ou outra pressionar a Samsung por um melhor suporte técnicos para seus componentes de hardware.

Porém a comunidade da CyanogenMod não está de pleno acordo com esta decisão e outros membros disseram que a situação não é bem assim, reconheceram que de fato a Samsung não ajuda (na verdade ela tenta até atrapalhar) e que todos devem esperar até que alguém compre o Galaxy SIV, veja seu funcionamento e se encoraje a porta-lo, resumindo, pode ser que sim ou pode ser que não, vai depender se alguém terá coragem (dá muito trabalho) de pegar o código-fonte standart da CyanogenMod e fazer o port para os smartphones Galaxy SIV.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.