Como saber se o WhatsApp foi clonado: veja dicas para maior segurança

Veja como saber se o WhatsApp foi clonado e como resolver problemas de segurança e garantir sua privacidade dentro do aplicativo de mensagens.

Como saber se o WhatsApp foi clonado: veja dicas para maior segurança
Como saber se o WhatsApp foi clonado: veja dicas para maior segurança

Depois de tantos golpes de vemos por aí vamos mostrar como saber se o WhatsApp foi clonado para garantir sua privacidade.

Lembrando que o WhatsApp em si é um aplicativo muito seguro e pouco propenso a falhas de segurança, porém, o usuário é um alvo dos golpistas.

Sendo um alvo em potencial o usuário acaba sendo enganado pelos golpistas e acaba por conceder acesso a sua conta sem se dar conta.

Como saber se o WhatsApp foi clonado: veja dicas para manter sua privacidade

O golpe mais usual atualmente é a clonagem da conta do WhatsApp, deixando o aplicativo conectado com a sua conta em outro dispositivo.

A princípio o aplicativo não permite dois dispositivos conectados com o mesmo número, existe um controle sobre isso.

Se um golpista conseguir clonar seu número de telefone e tentar usar o WhatsApp você irá receber um aviso sobre esta tentativa de conexão.

Neste caso bastaria se conectar com sua conta para anular esta tentativa de conexão, mas como golpistas são espertos existem outras práticas.

Simulando uma conta

Uma outra forma de aplicar um golpe pelo WhatsApp é usar um número qualquer e trocar a foto do perfil para a sua, a mesma que você utiliza na sua conta original.

Em seguida o golpista passa a avisar que “você” teve que trocar de número por problemas com a operadora.

A partir disso o golpista irá monitorar qual contato acreditou na história para simular dificuldades e pedir dinheiro como se fosse você.

Como se proteger de ameaças

O primeiro passo é observar as mensagens enviadas, se você notar mensagens que não enviou aparecendo na sua lista é um mal sinal.

Também é importante ir em configurações e verificar quais dispositivos estão linkados com a sua conta, em caso de encontrar algum dispositivo que não seja seu é só desconecta-lo.

Se a sua conta do WhatsApp foi clonado é bem simples remover a conexão do invasor.

Basta desinstalar o aplicativo do seu smartphone e em seguida instalar novamente e iniciar o processo de autenticação com o seu número de telefone.

Na sequencia você receberá um código via SMS para confirmar o seu número, basta inserir este código nesta nova instalação do aplicativo.

Automaticamente a conta vinculada ao smartphone do golpista será removida e desativada e você ficará livre desta ameaça.

Também é uma boa ideia ativar autenticação de dois fatores no seu WhatsApp, ele irá dificultar muito o trabalho de um golpista.

Como dissemos o WhatsApp é bem seguro, basta usar suas ferramentas.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 316 outros assinantes

Busca

dezembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias