Windows vai agilizar o tempo de boot
[ad#texto]
Ainda considerado um abacaxi com espinho para a Microsoft a arquitetura do Windows não tem facilitado a vida dos desenvolvedores que buscam uma forma de deixar o boot do sistema mais rápido. Isso é fato que sistemas como o Ubuntu e diversas outras distros Linux tem um boot aproximado de 45 segundos e com o mesmo hardware o boot do Windows nem chega próximo a isso.
Mas parece que para o ambiente corporativo o Windows vai conseguir resolver essa questão, tudo com base em um pedido de patente realizado pela Microsoft e descoberto recentemente.
Nessa nova técnica um servidor fica disponível na rede “provendo” as estações de trabalho com uma espécie de arquivo que irá dar o boot de forma mais leve, sem a necessidade da carga tradicional do sistema. Como no ambiente corporativo tempo é dinheiro, parece que este foi o foco do trabalho realizado pela Microsoft.
O novo boot ainda não foi implementado e nem tem previsão para ser realizado e provavelmente não estará disponível no momento da liberação da versão RTM do Windows 8.
É certo que existem hardwares que não favorecem o software, mas essa limitação do Windows é mesmo irritante e chega a aborrecer em alguns momentos, já que a arquitetura não tem permitido, não seria o caso de jogar fora o código-fonte antigo e fazer uma reengenharia completa? Poderia custar mais, mas o lucro advindo com a nova estruturação e prováveis melhorias com certeza pagaria o projeto.