VPN Hola vende conexão de usuários

Você utiliza alguma VPN? Veja este caso: a VPN Hola vende conexão de usuários e com isso estas conexões são utilizadas para ataques a servidores.

[ad#texto]

Uma VPN é uma tremenda mão na roda para muitos usuários, ou seja para liberar o uso de internet em países onde é proibido ou ainda para assistir o Netflix de outro país em busca de um acervo melhor, mas a VPN Hola vende conexão de usuários para levantar fundos e ser financeiramente rentável.

VPN Hola vende conexão de usuários
VPN Hola vende conexão de usuários

Para quem não conhece, com a VPN é capaz de simular que a sua conexão é de outro local, assim um dos maiores usos de uma VPN acabou se tornando o desvio de bloqueios ou restrições de acesso a sites e serviços que utilizam bloqueios por região de origem do usuário.

Mas como os usuários geralmente não tem o hábito de ler o contrato de serviços, estavam se cadastrando no Hola sem se atentar para os detalhes da sua conexão free.

VPN Hola vende conexão de usuários: conheça o serviço

Ao contrario de vários outros serviços de VPN, na modalidade free o Hola não restringia o volume de dados ou impunha outros tipos de restrições de acesso, era tudo permitido, mesmo sem pagar nada e tendo inclusive um serviço premium com a cobrança de US$ 5,00 mensais.

Mas como todos precisam de dinheiro uma forma de rentabilizar o negócio foi a venda de sua conexão, isso mesmo, seu acesso era gentilmente comercializado pelo Hola.

E para piorar ainda mais, esta venda poderia ser utilizada para fins escusos e que poderiam trazer muitos problemas para os computadores identificados inicialmente pelo IP vendido pelo Hola, era mais ou menos como uma empresa vender o seu RG para outra pessoa, se esta pessoa que comprou fosse presa a polícia iria descobrir o seu número de RG e iria atrás de você.

VPN Hola vende conexão de usuários: os perigos

Para um usuário comum isso não pode representar muita coisa, mas é extremamente perigoso este tipo de comércio realizado pelo Hola, principalmente porque eles não faziam uma triagem minuciosa dos potenciais compradores.

Pessoas poderiam adquirir estas conexões para consumir pedofilia ou ainda realizar invasões, e foi exatamente isso que aconteceu, estas conexões estavam sendo compradas para compor uma botnet.

VPN Hola vende conexão de usuários: o ataque

A primeira vítima foi o fórum 8chan, que identificou que o serviço Luminati, que é um serviço de VPN pago, voltado para empresas, que usa a conexão dos usuários do Hola disparou milhares de conexões para uma página do fórum 8chan em apenas 30 segundos o que derrubou o servidor do fórum.

Enquanto isso Ofer Vilenski, que fundou o Hola, confirmou que as conexões de todos os usuários que não pagam pelo serviço são vendidas e que tudo foi uma triste coincidência, pois de acordo com suas palavras tal ataque poderia ter sido realizado “por qualquer outra rede VPN comercial, mas [o atacante] escolheu usar o nosso serviço”.

Os mantenedores do 8chan não gostaram nem um pouco desta declaração, mas o Hola prometeu realizar alterações para que problemas como este não tornem a ocorrer.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 319 outros assinantes

Busca

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Categorias