Vivaldi um novo browser. Será que precisa?
Cansado de mais do mesmo? Conheça então o Vivaldi um novo browser que já começa com vários recursos e funcionalidades interessantes.
[ad#texto]
Recentemente a Microsoft confirmou que está trabalhando no Spartan, que será seu novo browser e deverá substituir gradualmente o Internet Explorer, mas agora foi anunciado que o ex-líder da Opera Jon von Tetzchner lançou o Vivaldi um novo browser que tem a missão de se destacar no segmento.
Ao que tudo indica Jon von Tetzchner saiu da Opera quando a mesma passou a adotar a engine Webkit (a mesma utilizada pelo Chrome) no seu browser em detrimento da engine própria, evento aliás que atiçou a ira de diversos usuários do browser Opera.
O Vivaldi tenta reacender o espírito inovador e diferenciado que circulava a Opera antes da adoção do Webkit e com isso atrair os usuários perdidos neste processo. Se vai de fato inovar e conseguir o jeitão alternativo do Opera só o tempo nos dirá.
Vivaldi um novo browser: os detalhes
O Vivaldi é construído em cima do projeto Chromium utilizando a engine Blink e trás como primeira novidade a sua interface que é construída utilizando HTML5, Node.js e React possibilitando assim certa integração com a página acessada, tanto isso é visível que a aba muda de cor conforme o site acessado.
Ainda falando em interface, levando em conta sua similaridade com o browser Opera parece que estamos visualizando o próprio Opera com uma interface flat, mais moderna e não que estamos visualizando um novo browser.
Também vemos uma comunidade chamada de vivaldi.net que lembra muito o extinto MyOpera e outros recursos que lembram muito o browser Opera.
Para que for entusiasta e quiser experimentar o novo browser que está em versão Technical Preview e com isso falhas poderão ocorrer basta acessar este link e fazer o download do instalador.
Vale lembrar que apesar de ainda ser beta ele já apresenta uma boa gama de recursos como corretor ortográfico, integração as buscas do Google, bromarks (favoritos) e mais detalhes menores, suprindo as necessidades da maioria dos usuários.
Vivaldi um novo browser: é realmente novo?
O Vivaldi agrada bastante, principalmente pelo fato de já estarmos saturados da interface do Chrome (que passou da hora de atualizar seu design) e porque a nova interface do Firefox apresentada poucos meses atrás é apenas mais do mesmo, deixando ambos os browsers bem distantes da tendencia flat de design de interfaces.
Porém em termos de recursos e novidades ainda não vemos nada que diferencia o Vivaldi dos seus concorrentes e olha que a concorrência será brutal, pois temos um segmento com três líderes – Chrome, Firefox e Internet Explorer – e somando a isso tudo teremos o lançamento do novo browser Spartan pela Microsoft nas próximas semanas o que vai saturar o mercado e complicar muito a evolução do Vivaldi.
De qualquer forma o novo browser tem agradado bastante, é leve e fluido e diga-se de passagem a sua fluidez é percebida nitidamente pela sua proposta de layout de interface e sem dúvida vale o download e testes.