Vivaldi um novo browser. Será que precisa?

Cansado de mais do mesmo? Conheça então o Vivaldi um novo browser que já começa com vários recursos e funcionalidades interessantes.

[ad#texto]

Recentemente a Microsoft confirmou que está trabalhando no Spartan, que será seu novo browser e deverá substituir gradualmente o Internet Explorer, mas agora foi anunciado que o ex-líder da Opera Jon von Tetzchner lançou o Vivaldi um novo browser que tem a missão de se destacar no segmento.

Vivaldi um novo browser. Será que precisa?
Vivaldi um novo browser. Será que precisa?

 

Ao que tudo indica Jon von Tetzchner saiu da Opera quando a mesma passou a adotar a engine Webkit (a mesma utilizada pelo Chrome) no seu browser em detrimento da engine própria, evento aliás que atiçou a ira de diversos usuários do browser Opera.

O Vivaldi tenta reacender o espírito inovador e diferenciado que circulava a Opera antes da adoção do Webkit e com isso atrair os usuários perdidos neste processo. Se vai de fato inovar e conseguir o jeitão alternativo do Opera só o tempo nos dirá.

Vivaldi um novo browser: os detalhes

O Vivaldi é construído em cima do projeto Chromium utilizando a engine Blink e trás como primeira novidade a sua interface que é construída utilizando HTML5, Node.js e React possibilitando assim certa integração com a página acessada, tanto isso é visível que a aba muda de cor conforme o site acessado.

Ainda falando em interface, levando em conta sua similaridade com o browser Opera parece que estamos visualizando o próprio Opera com uma interface flat, mais moderna e não que estamos visualizando um novo browser.

Também vemos uma comunidade chamada de vivaldi.net que lembra muito o extinto MyOpera e outros recursos que lembram muito o browser Opera.

Para que for entusiasta e quiser experimentar o novo browser que está em versão Technical Preview e com isso falhas poderão ocorrer basta acessar este link e fazer o download do instalador.

Vale lembrar que apesar de ainda ser beta ele já apresenta uma boa gama de recursos como corretor ortográfico, integração as buscas do Google, bromarks (favoritos) e mais detalhes menores, suprindo as necessidades da maioria dos usuários.

Vivaldi um novo browser: é realmente novo?

O Vivaldi agrada bastante, principalmente pelo fato de já estarmos saturados da interface do Chrome (que passou da hora de atualizar seu design) e porque a nova interface do Firefox apresentada poucos meses atrás é apenas mais do mesmo, deixando ambos os browsers bem distantes da tendencia flat de design de interfaces.

Porém em termos de recursos e novidades ainda não vemos nada que diferencia o Vivaldi dos seus concorrentes e olha que a concorrência será brutal, pois temos um segmento com três líderes – Chrome, Firefox e Internet Explorer – e somando a isso tudo teremos o lançamento do novo browser Spartan pela Microsoft nas próximas semanas o que vai saturar o mercado e complicar muito a evolução do Vivaldi.

De qualquer forma o novo browser tem agradado bastante, é leve e fluido e diga-se de passagem a sua fluidez é percebida nitidamente pela sua proposta de layout de interface e sem dúvida vale o download e testes.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias