Nova bateria recarregável: alumínio-ar

Nova bateria recarregável surge e desta vez a novidade é baseada em alumínio, água e ar. Veja todos os detalhes deste revolucionário tipo de bateria.

[ad#texto]

Baterias são hoje em dia o calcanhar de Aquiles de qualquer gadget, tudo porque por limitações da física não podemos evoluí-las facilmente como processadores, memórias, telas e demais componentes. Porém surgiu o modelo alumínio-ar que promete ser a nova bateria recarregável dos nossos gadgets.

Nova bateria recarregável: alumínio-ar
Nova bateria recarregável: alumínio-ar

Ultimamente vários mitos a respeito das atuais baterias de íons de lítio foram desmitificados, mas o fato é que sua capacidade de carga e recarga está muito aquém das nossas necessidades, pois atualmente temos a necessidade de ficarmos 24 horas por dia conectados e nem sempre dispomos de tomadas para recarga.

Com baterias com capacidade de carga expandida teríamos novas facilidades para nossos gadgets.

Nova bateria recarregável de alumínio-ar: conhecendo a técnica

A tecnologia alumínio-ar não é recente, tanto que já vem sendo utilizada em dispositivos militares há algum tempo, porém os japoneses quem melhorar a tecnologia tomando por base os estudos do físico Ryohei Mori.

Basicamente estas baterias são entendidas como células primárias que são carregadas de formas não convencionais, no caso o ânodo de alumínio seria hidratado com água comum e com isso a mistura iria gerar um novo produto quando em contato com o oxigênio.

Outro detalhe é que este material teria a propriedade de ser reciclável, permitindo desta forma seu reuso, o que não fica claro é se este processo de reciclagem poderia ser realizado N vezes ou se existiria um limite para isso.

Nova bateria recarregável de alumínio-ar: capacidade de carga

Em protótipos com uma célula de 10 cm X 10 cm a tensão obtida foi de 0,7-0,8 V e a intensidade da corrente foi de 400-800 mAh, lógico que trata-se de um protótipo e que a tecnologia além de não alcançar escala industrial ainda terá um longo caminho até a sua evolução completa.

Um teste interessante que não foi divulgado (ou feito) foi a capacidade de suprir gadgets com alta demanda energética por longo períodos de tempo, pois como se sabe um dos pontos fracos das atuais baterias é o fato da geração de calor sob condições de stress.

Nova bateria recarregável de alumínio-ar: os benefícios

Um dos principais benefícios das baterias de alumínio-ar é o fato da mesma não gerar calor e também o fato do alumínio ser um material barato o que em teoria iria baratear o custo de produção.

Como o catalizador químico é a água e ar que não são materiais inflamáveis surge também a vantagem de que casos de explosões seriam virtualmente impossíveis de ocorrer, visto que recentemente temos visto diversos caso de explosões nas baterias de íons de lítio.

Nova bateria recarregável de alumínio-ar: os problemas

Como a moda recente é a produção de smartphones com a bateria não removível no caso das baterias de alumínio-ar precisam ser trocadas com regularidade devido a característica de que o ânodo de alumínio iria se desgastar rapidamente.

O tamanho de baterias de alumínio-ar ainda é muito grande e deveria sofrer uma engenharia severa para que pudesse ser reduzida e tivesse sua capacidade de carga otimizada.

Mas não podemos negar que a tecnologia promete.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias