Utilizando o Opera

[ad#texto]
O Opera é tido como o melhor navegador que ninguém utiliza, ou quase ninguém. Mas mais uma vez vou tentar utiliza-lo, mas agora tenho um motivador extra: a capacidade do Opera que trabalhar bem tanto no desktop como no Mobile.

Antes de tudo vou dizer que o Firefox também faz isso, mas a versão em português de Portugal do Firefox mobile me fez desistir dele na mesma hora, a falta do idioma do Brasil no Firefox para Android foi o fim da picada.

O Opera para desktop é bom e estável, tem renderizado bem os sites e sistemas Web que utilizo, a única coisa que sinto falta é dos complementos do Firefox que, aliás, em termos de complementos o Firefox está anos-luz a frente do Opera e do Chrome (nem vou considerar o Internet Explorer, pois os complementos dele são piada de mal gosto).

Já o Opera Unite e o Opera Link permitem uma total integração desktop-smartphone em termos de sincronia de dados que elevam o Opera a um patamar superior, principalmente o Opera Link que me permite compartilhar marcadores, configurações e perfis entre o Opera Mobile e o Opera para desktop.

O layout do Opera para desktop melhorou muito, lembro-me que antes da versão 9 o Opera utilizava um cinza escuro que o deixa mal humorado e rabugento aos olhos do usuário, já o esquema atual de layout deixou ele mais “alegre, leve e integrado ao usuário”.

Isoladamente para o meu perfil de uso, o Firefox ganha em termos de recursos utilizados de fato, porém no conjunto de operações desktop-smartphone o Opera cria algo que vai além do browser e acaba por ser uma plataforma colaborativa entre os meus diversos dispositivos, uma plataforma que funciona bem e me agrada muito.

Veremos agora se o Opera e suas poucas extensões conseguirão de fato ocupar o lugar deixado pelo Firefox.

 

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias