Usar Tableless? Para quê?


Quando você (ou sua empresa) contrata uma agência especializada em desenvolvimento de sites e portais tem por objetivo “comprar” um site/portal desenvolvido de acordo com normas e padrões do mercado, certo? Errado!

Recentemente tive acesso ao código-fonte de um site entregue por uma empresa especializada em desenvolvimento Web e o que ví me assustou muito, pois simplesmente todo o layout foi produzido baseado em tabelas. Sabe aquela velha história de se usar tableless para ficar mais fácil de atualizar ou migrar de layout no futuro (apenas editando o arquivo CSS), economizar banda e ainda por cima ser mais complacente e compatível com os vários tipos de browsers do mercado? Foi tudo sumariamente “esquecido” e o produto entregue apesar de funcionar hoje, não sabe se vai funcionar amanhã e quando tiver que atualizar o layout será como um dos Doze Trabalhos de Hércules.

É claro que muitas vezes por os mais variádos motivos temos que fazer uso de tabelas em um site, mas devemos ter o bom senso de que tabelas são apenas para exibir conteúdo e não para formatar layout e que tableless indica “poucas tabelas”, mas usar tabelas para tudo é o fim da picada.

Então ao receber seu site ou portal como produto final avalie também essa questão, pois irá facilitar a sua vida no futuro e economizar a banda do seu servidor no presente.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias