Todos os detalhes do Android M
O Google I/O chegou e vamos começar falando da nova versão do Android, conheça todos os detalhes do Android M e veja como ele vai surpreender.
[ad#texto]
Como era de se esperar o Google realmente fez o anuncio da próxima versão do Android durante o Google I/O, veja agora todos os detalhes do Android M.
Porém antes de dizer o que esta nova versão trás de novo vou falar sobre o que ela não trás! Na verdade nada de interface será alterado, ou seja, o Google continua fiel a recém lançada Material Design e esta nova versão irá apenas melhorar ou implementar recursos que ainda não estão presentes no Lollipop.
Embora não tão visíveis como a maioria gosta esta atualização do Android trará recursos nativos vem interessantes, que as fabricantes se esforçavam para adicionar nas suas customizações o que resultava em dificuldades de atualizações futuras.
Agora vamos as novidades.
Todos os detalhes do Android M: as novidades
Não são tantas novidades, mas achei muito interessante os recursos que o Google vai agregar nativamente ao Android, veja só:
- Controle de permissões: atualmente ao instalar um aplicativo ou você permite todas as solicitações de permissões ou não libera nada, mas agora será possível selecionar qual permissão determinado aplicativo poderá acessar e existirá uma espécie de gerenciador de permissões onde será simples revogar alguma permissão concedida anteriormente.
- App Links: embora já exista uma versão rudimentar, este novo recurso será mais inteligente e irá abrir o aplicativo certo para abrir o link que você deseja.
- Chrome Custom Tabs: maior aderência do Google Chrome com apps de terceiros, ficará mais fácil e prático acessar links no Chrome a partir destes apps.
- Biometria: finalmente o Google terá suporte nativo para leitura de impressões digitais, já estava fazendo falta.
- Bateria: um novo modo de gestão de energia irá detectar quando o usuário passa longe períodos sem ativar o smartphone e com isso irá reduzir as atualizações de aplicativos para diminuir o gasto energético, outras melhorias neste sentido também estarão presentes.
- Android Pay: vai substituir o deficiente Google Wallet para que seu smartphone possa substituir seu cartão bancário para realizar pagamentos, pena que tecnologias deste tipo demorem muito para se popularizar no Brasil. Será o primeiro aplicativo a fazer uso da biometria no Android.
- USB tipo C: suporte nativo a este novo padrão irá aumentar a taxa de transferência e o tráfego energético facilitando o processo de carregamento da bateria e a transferência de dados.
Todos os detalhes do Android M: resumindo
Para quem esperava novas telas, novos ícones e novo design de interface terá que se acalmar, pois esta versão do Android será apenas para implementar pontos que ficaram de fora do Lollipop e atualizar os recursos nativos do Android face os concorrentes.
Como era de se esperar a linha Nexus terá acesso a uma versão Preview dentro de poucos dias e a versão final deverá ser lançada até o final do ano o que leva a crer que muito ainda vai ser alterado/inserido nesta versão.