Como utilizar o índice de experiência no Windows 8

O Índice de experiência do usuário desapareceu, veja aqui como utilizar o índice de experiência no Windows 8 e consiga medir o desempenho do seu computador.

[ad#texto]

No Windows Vista e Windows 7 a Microsoft implementou o recurso chamado Índice de Experiência que tinha o objetivo de exibir um índice de avaliação do hardware para o usuário, mas no Windows 8 este recurso foi simplesmente removido, mas demos um jeitinho, veja como utilizar o índice de experiência no Windows 8.

Como utilizar o índice de experiência no Windows 8
Como utilizar o índice de experiência no Windows 8

Assim, principalmente para leigos fica fácil avaliar se um computador será uma boa compra ou se aquela sopa de letras especificando o hardware é alguma cilada o que iria levar ao arrependimento após a compra.

Mas antes que me apedrejem, sei que existem outros aplicativos mais completos e que fazem uma análise muito mais real, porém são mais difíceis de utilizar e na grande maioria dos casos gera um monte de informação difícil de compreender para os usuários mais leigos.

Como utilizar o índice de experiência no Windows 8: fazendo o processo

  1. Feche todos os aplicativos, é melhor até mesmo reiniciar para evitar que algum processo “pendurado” deprecie a performance durante o teste;
  2. Abra o PowerShell como administrador, para isso pesquise por “PowerShell” e depois clique no ícone com o botão direito e depois em “Executar como administrador”;
  3. Digite o seguinte comando: WINSAT FORMAL e aguarde o termino, esta operação vai demorar vários minutos;

Após a execução você verá na tela um monte de valores, pouco amistosos para a maioria dos usuários, não feche o PowerShell, vamos agora para a segunda etapa que consiste em refinar os resultados para que eles se tornem mais entendíveis para as pessoas comuns.

Como utilizar o índice de experiência no Windows 8: refinando os resultados

Ainda no PowerShell copie (ou cole) o comando abaixo:

GET-WMIOBJECT WIN32_WINSAT | FORMAT-TABLE CPUSCORE, D3DSCORE, DISKSCORE, GRAPHICSSCORE, MEMORYSCORE, WINSPRLEVEL –autosize

É grande e por isso é melhor você colar mesmo.

Após a execução deste comando as seguintes colunas (com seus respectivos resultados) serão exibidas:

  • CPUSCORE: pontuação obtida pelo processador do seu computador;
  • D3DSCORE: pontuação obtida de relação aos algorítimos do DirectX, a API da Microsoft largamente utilizada em jogos e outras aplicações gráficas;
  • DISKSCORE: pontuação obtida sobre a performance do seu HD ou SSD;
  • GRAPHICSSCORE: pontuação obtida da sua placa de vídeo;
  • MEMORYSCORE: pontuação obtida pela sua memória RAM;
  • WINSPRLEVEL: pontuação geral do seu computador, que é sempre o menor valor obtido nas outras pontuações.

Embora básico é um serviço muito fácil de ser entendido por todos e serve como baliza no momento de uma compra ou para comparação de diferentes computadores.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias