TikTok será banido: o problema que o aplicativo está causando
A notícia de que o TikTok será banido está circulando na internet e tomou força após a aprovação de um projeto no congresso americano.
A notícia de que o TikTok será banido toma mais força a cada dia e pelo histórico de problemas de privacidade isso poderá ocorrer de fato.
Seguindo uma forma “cultural” de falta de privacidade e investigação estatal oculta sobre os cidadãos que ocorre na China o APP TikTok está encontrando problemas no ocidente.
O APP já foi multado nos EUA e enfrenta processo similar no Brasil, aliás a justiça brasileira já impôs multa e a possibilidade de indenização aos próprios usuários.
TikTok será banido: o problema que o aplicativo está causando
Na China é comum que o governo investigue ao bel prazer seus cidadãos e imponha restrições a liberdade de expressão.
Seguindo essa premissa, aplicativos chineses seguem a mesma linha e monitoram de maneira indiscriminada seus usuários.
Quem não se lembra do famoso Baidu, que ao ser instalado agregava junto o HAO123 sem avisar o usuário e era praticamente impossível de ser removido do Windows?
O APP TikTok da empresa chinesa ByteDance praticava monitoramento ativo dos usuários sem mencionar isso nos termos de uso.
Também existe o medo de que o aplicativo faça espionagem para o governo chinês de maneira oculta contra alvos específicos.
Com base nisso a Câmara registrou o “Ato de Proteção aos Americanos contra Aplicativos Controlados por Estrangeiros Inimigos”.
O texto que ainda será discutido tem forte chance de se tornar um projeto de lei e resultar no banimento do TikTok.
O que diz o futuro projeto?
Além de aplicativos chineses o texto prevê restrições para aplicativos de empresas com origem na China, Coreia do Norte, Rússia e Irã.
Também é previsto aplicativos de empresas com controle de 20%, ou mais por uma companhia desses países.
Na prática APPs que caiam neste modelo de negócio não poderão ser listados nas lojas das plataformas em solo americano.
O argumento seria que o TikTok é uma ameaça à privacidade dos norte-americanos, além de ser uma suposta ferramenta do governo chinês para espionagem, roubo de dados e propaganda política.
Levando em conta os problemas de privacidade identificados e o modus operandi do governo chinês o temor é real.
O que diz a ByteDance?
A empresa se apoia na primeira emenda da Constituição Norte-Americana alegando cerceamento da liberdade de expressão.
Também argumenta que o TikTok possui cerca de 5 milhões de pequenas empresas que dependem dele para suas operações e que o bloqueio causaria desemprego.
O fato é que existem diversos outros APPs de redes sociais no mercado e é fato que a ByteDance fez e talvez ainda faça coleta de dados indevida.
É histórico a sede do governo chinês por monitoramento da população e empresas chinesas seguem a mesma cartilha.