Testando o Windows 8
[ad#texto]
Finalmente o Windows 8 foi oficialmente confirmado pela Microsoft no último BUILD e realmente a Microsoft vem cumprido seu roadmap para Windows e vem acelerando o desenvolvimento, diminuindo assim o tempo de espera entre versões.
Dentre a nova interface batizada de Metro que vai (futuramente) igualar o Windows para desktops e Windows para gadgets tivemos uma notícia que há vários anos era aguardada: finalmente a Microsoft vai abandonar o seu código-fonte legado do Windows e está reescrevendo todo ele.
Para quem viveu em um iglu no Alasca nos últimos 15 anos, é notório que as atuais versões do Windows ainda contêm código-fonte legado, antigo das primeiras versões do Windows (reza a lenda que existe ainda alguns trechos de código-fonte do Windows 2 em algumas áreas isoladas do kernel), assim para implementar amplo suporte para os processadores ARM em todas as versões do Windows (e também para finalmente equacionar o desenvolvimento do produto Windows com padrões de qualidade atuais) todo o código-fonte está sendo reescrito.
Assim parece que finalmente teremos um Windows de fato seguro, com técnicas novas de segurança, atualizado com o advento da Internet e não a falsa sensação de segurança passada pelo Windows 7 e seus diversos softwares de segurança acoplados que ficam consumindo recursos preciosos do computador.
Assim, os desenvolvedores terão que repensar alguns pontos para continuarem desenvolvendo para o Windows.
Pensando em minimizar esse impacto e já preparar novos softwares para o futuro Windows 8 e evitar grandes traumas na migração a Microsoft liberou um preview do Windows 8, onde via MSDN é possível efetuar o download de uma versão do Windows 8 e deixar os desenvolvedores e os mais corajosos brincarem com as novidades do Windows 8.
Desde o anúncio do download do Windows 8 no BUILD até agora mais de 500 mil cópias já foram baixadas.
Linux e OSx que me perdoem, mas com todos os tropeços, toda vez que a Microsoft vai lançar uma nova versão do Windows o mundo tecnológico para e aguarda ansiosamente o seu lançamento, seja de versões beta, RC ou RTM.