Solucionando o acesso a USB no Virtual Box


Eu já tinha postado uma solução em como resolver aquele velho problema para abrir um dispositivo USB dentro de um ambiente virtualizado utilizando o Virtual Box no Ubuntu, e hoje eu verifiquei outra solução.

Resumindo o problema: em  um ambiente virtualizado, na janela de execução se você apontar para Dispositivos -> Dispositivos USB todos os dispositivos carregados no sistema Host, no caso o Ubuntu, ficam desabilitados impedindo o seu uso. Para resolver esse problema é só seguir os seguintes passos:

Como superusuário verifique a identificação do grupo vboxusers:

getent group | grep vboxusers

Agora com o resultado identificamos o número do grupo e a partir desse ponto vamos editar o arquivo /etc/init.d/mountkernfs.sh:

sudo gedit /etc/init.d/mountkernfs.sh

E vamos localizar a linha “domount usbfs usbdevfs /proc/bus/usb usbfs -onodev,noexec,nosuid” e no final teremos que adicionar (supondo que o número do grupo verificado acima for 111):

 ,devmode=0664,devgid=111

Agora reinicialize o seu Ubuntu e a lista de dispositivos USB do Virtual Box estará ativa e disponível para ser utilizada no seu ambiente Guest.

Fonte: Vivaolinux

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias