Smartphones com quad-core
[ad#texto]
Mesmo o grande desafio da indústria de hardware seja o desenvolvimento de baterias com maior autonomia para os glutões smartphones atuais pelo jeito o negócio do hardware caminha para outro lado.
Este ano, ainda no primeiro semestre, parece que será a vez dos processadores quad-core nos smartphones, isso mesmo, smartphones com processadores de 4 núcleos, performance extrema, visto que a maioria destes processadores apresentam maior capacidade de processamento que os processadores de desktops/notebooks que conhecemos.
Só a título de comparação, a grande maioria dos desktops e notebooks são vendidos com processadores dual-core e a performance vai bem obrigado, quer mais uma comparação?
Os smartphones Motorola Defy (eu tenho um) possuem processadores single-core de 800 Mhz com underclock, rodando normalmente a 1 Ghz e mesmo utilizando Android 4 (eu já fiz isso) tem ótima performance, inclusive em jogos e aplicações mais “pesadas”. Um smartphone com processador dual-core então, já tem ótima performance para praticamente qualquer aplicação ou necessidade atual e futura, na prática um processador quad-core será subutilizado e só servirá para gastar mais bateria.
Um benefício prático dos smartphones com processadores quad-core será baratear o preço dos smartphones com processadores dual-core, então se vai comprar e trocar seu smartphone é aconselhável esperar mais um pouco.
Agora se você vai mesmo comprar um smartphone com processador quad-core veja alguns dos modelos que prometem ganhar destaque em 2012:
- HTC Edge/Supreme/Endeavor;
- LG X3;
- Asus Padfone;
- Fujitsu Arrows.
Agora fiquei na dúvida, onde estão Motorola e Samsung? Teriam tido um lapso de bom senso e investido seu tempo e dinheiro em otimização do hardware e software ao invés dessa corrida insana pelo processador mais veloz?
Fonte: Gizmodo