Overclock no Motorola Defy

[ad#texto]
É conhecimento de todos que a Motorola fez underclock no processador do Defy, deixando um processador projetado para trabalhar a 1Ghz trabalhando somente a 800 Mhz, com isso existem diversos meios de efetuar overclock no Defy, que segundo relatos pode trabalhar até 1,2 Ghz, embora que o recomendado seja deixa-lo trabalhando a 1 Ghz.

Vou passar abaixo instruções que realizei para efetuar overclock no meu Defy, lembro que todos os procedimentos são por sua conta e risco e não me responsabilizo por possíveis problemas que possam vir a ocorrer.

O primeiro passo é conceder acesso Root ao Defy, para isso eu utilizo o SuperOneClick, após efetuar o download basta descompactar em um local qualquer, e no seu Motorola Defy ir em Configurações -> Aplicativos e marcar o flag de Fontes Desconhecidas, em seguida ainda dentro de Aplicativos vá em Desenvolvimento e marque o flag Depuração USB. Agora plugue o seu Defy via USB no seu computador e basta executar o SuperOneClick.

SuperOneClick
SuperOneClick

Clique em Root e aguarde o procedimento, pode demorar um pouco, no final uma mensagem solicitando a realização de um teste aparece, eu recomendo efetuar o teste, em alguns casos se escolher não efetuar o teste o SuperOneClick parece não funcionar muito bem.

Agora o seu Motorola Defy já tem acesso Root.

Vá para o Market e baixe o aplicativo Milestone Overclock, após a instalação acesse o aplicativo e clique em Load Module, será requisitada permissão para acesso Root, após o slider abaixo irá indicar a velocidade de overclock e o vsel, basta selecionar o valor desejado e clicar em Apply.

Uma dica: vá utilizando o seu Defy ao longo do dia, se o funcionamento for normal, acesse novamente o Milestone Overclock e marque o flag Autoload on Boot, assim cada vez que você desligar e ligar novamente seu Defy o Milestone Overclock irá automaticamente atribuir o overclock, sem você precisar efetuar o procedimento novamente.

Muita gente que conheço deixa o Defy rodando em 1,2 Ghz, eu deixo em 1 Ghz, pois terá equilíbrio entre bom desempenho e pouco consumo de bateria.

A diferença de performance será mais notada em jogos e aplicativos mais “pesados”, no meu Defy a melhora de performance foi sentida nas tarefas do dia a dia, pois vou executando diversos aplicativos simultaneamente.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.