Provável ataque com bancos em andamento no Brasil

[ad#texto]

Usuários domésticos e empresas que utilizam Internet Banking para realizar duas transações bancárias o ideal, caso queiram utilizar durante o dia de hoje, é que verifiquem junto ao seu banco se está tudo dentro da normalidade.

O motivo dessa preocupação é que o site do Bradesco já saiu do ar (mas já deve estar operante em breve) e os acessos ao Banco do Brasil estavam lentos e na maioria das vezes eram negados em função da resolução de DNS.

Como existem falhas de segurança não corrigidas na grande maioria dos servidores de DNS (a grande maioria utiliza o Bind) a situação torna-se preocupante, pois código malicioso pode ser injetado e executado na estação do cliente via um site confiável, a probabilidade é que outros bancos também sofram algum tipo de ataque.

Existem relatos que clientes do Banco do Brasil, ao tentarem acessar o Internet Banking foram solicitados a atualizar o certificado e depois disso os computadores foram infectados pelo Win32/Heur.

Existem ainda muitas dúvidas sobre quais bancos serão ou foram de fato afetados e qual o tipo de ataque e seu objetivo, pois ele pode ser apenas para retirar do ar o site por algumas horas e chegar até o ponto de roubar informações de acesso dos clientes.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.