Silverlight no Symbian
[ad#texto]
A Microsoft é realmente esperta, mesmo não tendo o melhor software ela sempre consegue uma saída de mestre, seja pelo seu marketing agressivo ou pela sua estratégia, isso não tem como negar.
Algum tempo depois de um update em seu Silverlight (Flash killer?) a Microsoft fez algo estrategicamente interessante, liberou uma versão do Silverlight para a plataforma Symbian S60 ao invés de amarra-lo somente a plataforma Windows Mobile.
Com isso ela abraça uma área sempre problemática para o Flash Player, a plataforma mobile.
Embora tanto o Silverlight quanto o Flash sejam duas soluções tecnológicas distintas para o mesmo problema a atenção dada pela Microsoft ao mercado mobile irá sepultar o Flash em plataformas mobile, a menos que a Adobe corra muito e inove mais um tanto e libere um Flash Player com recursos inovadores e compatível para a maioria das plataformas mobile.
Creio que a Adobe irá amargar um bocado pelas atitudes de ótica reduzida e soberba da época que era a única solução realmente utilizável para RIA.
Agora que temos o Silverlight da Microsoft e o HTML5 que irá capar algumas das funcionalidades exclusivas do Flash e também do Silverlight, a Adobe irá passar por um futuro incerto.
Agora um nicho de profissionais que tem muito a agradecer a Microsoft são os desenvolvedores de aplicações RIA, que irão poder expandir seus aplicativos para o mobile, nas plataformas Symbian S60 e Windows, que diga-se de passagem já é uma boa parcela do mercado.
Aguardemos novos capítulos!