2Qual plataforma mobile escolher
[ad#texto]
Ultimamente tenho visto alguns canais de informação (portais, blogs, etc) sobre TI que tem atestado que o Windows Phone é o sistema operacional mobile mais rápido, se comparado com Android e iOS, mas isso é comparar laranja com banana.
Em primeiro lugar as premissas de cada um desses aparelhos é diferente, o Android é generalista, o iOS é fechado a mão de ferro pelo Apple e o Windows Phone é fechado compartilhado com a Nokia para fabricação do hardware e falando em hardware não existe milagre, um processador Snapdragon S4 Plus será sempre um processador Snapdragon S4 Plus (é o processador do Lumia 620), sempre que ele for exigido sempre retornará o mesmo resultado de performance.
O que o iOS e o Windows Phone levam vantagem é que por terem somente um tipo de hardware para se preocuparem pode otimizar o retorno visual para o usuário de modo que se crie uma sensação de resposta mais rápida percebida pelo usuário, mas caso um mesmo App de teste de execução de cálculos matemáticos levará o mesmo tempo para processar uma equação complexa, pois isso dependerá somente e unicamente do processador. Um exemplo deste tipo de teste é o teste de Pi muito realizado em notebooks e desktops.
O que vale para comparar entre os três é o conjunto da obra, no meu perfil de uso é essencial que a plataforma seja aberta para configurações, troca de versões e que também tenha um bom ecossistema (leia-se loja de Apps) então vou de Android, já para você ou seu amigo o volume de Apps disponíveis pode ser irrelevante e uma plataforma fechada também não fará diferença, então o Windows Phone poderá ser uma boa pedida.
A mídia “especializada” tem que parar de tentar medir de forma equivocada (assim como a própria Microsoft já tentou fazer antes), pois os três sistemas operacionais tem características próprias que os permitem atuar de forma diferente, atraindo e suprindo as necessidades de diferentes perfis de uso de seus usuários.
Já até pensei que migrar para o Windows Phone, mas realmente ao analisar melhor a plataforma e ver as últimas notícias sobre a futura falta de atualizações dos aparelhos para as novas versões do Windows Phone fiquei realmente decepcionado, por isso vou continuar no Android por mais um bom tempo.