2Qual plataforma mobile escolher

[ad#texto]

Ultimamente tenho visto alguns canais de informação (portais, blogs, etc) sobre TI que tem atestado que o Windows Phone é o sistema operacional mobile mais rápido, se comparado com Android e iOS, mas isso é comparar laranja com banana.

Em primeiro lugar as premissas de cada um desses aparelhos é diferente, o Android é generalista, o iOS é fechado a mão de ferro pelo Apple e o Windows Phone é fechado compartilhado com a  Nokia para fabricação do hardware e falando em hardware não existe milagre, um processador Snapdragon S4 Plus será sempre um processador Snapdragon S4 Plus (é o processador do Lumia 620), sempre que ele for exigido sempre retornará o mesmo resultado de performance.

iPhone vs Windows Phone 8 vs Android
iPhone vs Windows Phone 8 vs Android

O que o iOS e o Windows Phone levam vantagem é que por terem somente um tipo de hardware para se preocuparem pode otimizar o retorno visual para o usuário de modo que se crie uma sensação de resposta mais rápida percebida pelo usuário, mas caso um mesmo App de teste de execução de cálculos matemáticos levará o mesmo tempo para processar uma equação complexa, pois isso dependerá somente e unicamente do processador. Um exemplo deste tipo de teste é o teste de Pi muito realizado em notebooks e desktops.

O que vale para comparar entre os três é o conjunto da obra, no meu perfil de uso é essencial que a plataforma seja aberta para configurações, troca de versões e que também tenha um bom ecossistema (leia-se loja de Apps) então vou de Android, já para você ou seu amigo o volume de Apps disponíveis pode ser irrelevante e uma plataforma fechada também não fará diferença, então o Windows Phone poderá ser uma boa pedida.

A mídia “especializada” tem que parar de tentar medir de forma equivocada (assim como a própria Microsoft já tentou fazer antes), pois os três sistemas operacionais tem características próprias que os permitem atuar de forma diferente, atraindo e suprindo as necessidades de diferentes perfis de uso de seus usuários.

Já até pensei que migrar para o Windows Phone, mas realmente ao analisar melhor a plataforma e ver as últimas notícias sobre a futura falta de atualizações dos aparelhos para as novas versões do Windows Phone fiquei realmente decepcionado, por isso vou continuar no Android por mais um bom tempo.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias