Problemas ao editar arquivos do WordPress


O WordPress é inegavelmente o melhor sistema gerenciador para blog´s da atualidade, isto não resta dúvida. Porém alguns erros bobos podem complicar muito a sua utilização.

Um deles é a única edição de arquivos que você irá precisar fazer para utilizar o WordPress.

Essa edição consiste em gravar os seus dados de conexão ao MySQL no arquivo wp-config-sample.php e depois renomea-lo para wp-config.php. Como o PHP é uma linguagem script qualquer bloco de notas serve para inserir os dados e salvar o arquivo. Ou quase todos, muitos usuários que não possuem experiência em PHP e utilizam a plataforma Windows, seguindo as orientações de alteração do site do WordPress abrem o arquivo com o Bloco de Notas do Windows, editam e salvam.

Ao tentar utilizar o WordPress aparecem vários erros de inclusão (processo de “aproveitar” o código de um arquivo em outro “incluindo” o mesmo do escopo do arquivo) e observando as mensagens de erro somos levados a crer que o problema pode ser permissão de acesso aos arquivos no servidor.

Porém mesmo habilitando todos os arquivos e sub-pastas com permissão total de leitura/escrita o problema persiste, pois o verdadeiro vilão foi o Bloco de Notas do Windows.

Ao salvar o arquivo utilizando o Bloco de Notas, este de forma sorrateira altera o charset do arquivo, dificultando sua utilização pelo sistema do WordPress, mesmo que aos olhos humanos o arquivo esteja perfeito.

Então qual a solução?

Não utilize o Bloco de Notas para isso, existem dezenas de editores de texto espalhados por aí, melhores e também gratuítos ou se preferir o gedit do Linux (Ubuntu) funciona de forma perfeita também além de possuir highlight do código.

Boa sorte!

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias