Problema de duração de bateria no Android

[ad#texto]

Embora muitos achem que o problema de bateria nos atuais smartphones é simples de ser resolvido o caso é sério, já que envolvem problemas de física para armazenar e dispor energia e a saída encontrada é otimizar ao máximo o software para que o menor consumo de energia seja obtido.

E o problema do alto consumo pode estar relacionado aos inúmeros App´s que instalamos e utilizamos diariamente, isto já ficou comprovado no Android e provavelmente o Windows Phone e iOS padecem do mesmo problema, tá, o Windows Phone não porque a sua loja on-line não tem App´s é vazia.

Pesquisadores constataram que dezenas de App´s tem problemas no gerenciamento de energia, pois a saída encontrada foi que quando o smartphone não estivesse em interação com o usuário o processador deveria reduzir ao máximo seu consumo. Existe até a API Wakelocks que controla este fluxo de ativo/desativo para que App´s controlem corretamente o seu estado de background otimizando o consumo de energia (bateria).

O problema é que muitos App´s apresentam falhas ao utilizar a API e como consequência podemos utilizar um App qualquer e o mesmo ficar consumindo energia em algum processo de background, em casos extremos é possível que toda a carga da bateria seja zerada em menos de 5 horas.

Um App que já notei este tipo de problema é o App do Facebook.

E saber que existem ferramentas de código binário que conseguem analisar e reportar este tipo de problema, basta o desenvolvedor ter a boa vontade de utilizá-la.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias