Positivo entra no mercado de smartphones e celulares
[ad#texto]
Como bem falamos a ano de 2012 realmente será o ano dos gadgets, a Positivo que se notabilizou por fabricar e distribuir as massas computadores de hardware modesto a preços atraentes anunciou que irá entrar no mercado de celulares e smartphones ainda este ano.
Via de regra os smartphones e celulares serão voltados para o mercado nacional, que apresenta algumas características distintas de outros mercados, por isso o hardware será modesto e não serão lançados modelos top de linha, serão equipados com Android e irão possuir entrada para dois chips já que esta opção representa cerca de 25% das vendas de celulares no Brasil.
Pelas características serão smartphones e celulares para pessoas pouco envolvidas com TI e que querem um gadget básico para fazer o básico que seria realizar/receber ligações, enviar SMS, ouvir música e acesso a dados (apenas em poucos casos) e que consideram “topo de linha” um gadget que tenha TV digital embutida.
Um detalhe que é importante salientar é importante a Positivo de atentar ao fator preço para que não aconteça o mesmo que ocorreu com o tablet Ypy, também da Positivo, que possui tela de 7”, executa Android 2.3 com hardware modesto e que ficou com o preço de venda acima dos R$ 1.000,00, muito próximo de tablets top de linha, ou seja, a relação custo x benefício do tablet Ypy é péssimo.
A iniciativa da Positivo é válida já que como salientamos aqui no Viablog os principais produtos da Positivo (desktops e notebooks) estão em queda livre tanto em vendas como na preferência de consumo, somente precisa ter uma estratégia bem ajustada e uma boa análise de custo para que a relação do produto com o mercado seja otimizado pelo fator preço e não depreciado como foi o caso do Ypy. Os futuros smartphones e celulares da Positivo serão produzidos na sua fábrica instalada em Curitiba.