PDF agora em JavaScript
Quando comecei em programação voltada para a Web tínhamos apenas o HTML e alguma coisa de Perl ou C sendo executado em CGI, estava esquecendo também tínhamos o JavaScript para adicionar firulas efeitos inúteis no site, que no final só geeks gostavam e atrapalhava bastante a usabilidade do mesmo.
O JavaScript naquela época era relegado a efeitos de gosto duvidoso, como animação de letras, rastro de mouse, pouca coisa de fade in e fade out e por aí vai. No muito era utilizado para a validação de dados de formulário, coisa básica.
Hoje o JavaScript está mostrando que é muito mais do que isso. Foi lançada um biblioteca totalmente escrita em JavaScript chamada jsPDF que tem a função de gerar PDF. Eu sei que muitas linguagens de programação para a Web já fazem isso, mas uma biblioteca 100% em JavaScript é sem dúvida um salto.
A biblioteca ainda tem algumas limitações, ainda não suporta adequadamente o Internet Explorer (sempre ele) e por enquanto gera apenas PDF em texto puro, mas os desenvolvedores alegam que estão trabalhando para suprir essas deficiências em breve.