PDF agora em JavaScript


Quando comecei em programação voltada para a Web tínhamos apenas o HTML e alguma coisa de Perl ou C sendo executado em CGI, estava esquecendo também tínhamos o JavaScript para adicionar firulas efeitos inúteis no site, que no final só geeks gostavam e atrapalhava bastante a usabilidade do mesmo.

O JavaScript naquela época era relegado a efeitos de gosto duvidoso, como animação de letras, rastro de mouse, pouca coisa de fade in e fade out e por aí vai. No muito era utilizado para a validação de dados de formulário, coisa básica.

Hoje o JavaScript está mostrando que é muito mais do que isso. Foi lançada um biblioteca totalmente escrita em JavaScript chamada jsPDF que tem a função de gerar PDF. Eu sei que muitas linguagens de programação para a Web já fazem isso, mas uma biblioteca 100% em JavaScript é sem dúvida um salto.

A biblioteca ainda tem algumas limitações, ainda não suporta adequadamente o Internet Explorer (sempre ele) e por enquanto gera apenas PDF em texto puro, mas os desenvolvedores alegam que estão trabalhando para suprir essas deficiências em breve.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias