Parabéns ao SMS

[ad#texto]

Em 3 de dezembro de 1992, um engenheiro do Canadá com apenas 22 anos enviou para um amigo uma mensagem de texto que dizia “Merry Christmas”.

Esta mensagem trafegou pela rede da Vodafone e chegou ao celular de Richard Jarvis e assim nascia à função básica e de longe a mais utilizada dos telefones modernos, o envio de mensagens de texto.

Em 1993 a finlandesa Nokia foi a primeira empresa a desenvolver e comercializar um celular GSM com capacidade de enviar mensagens de texto para outras pessoas, no espaço de tempo entre a mensagem primordial e o lançamento da Nokia as mensagens de texto tinham a mera função de alertas da operadora para o usuário.

Em 1995 cada usuário enviava em média cerca de 0.4 mensagem de texto por mês, já hoje em dia, no ano de 2010 foram um total de 6,1 trilhões de mensagens de texto, isso considerando como mensagem de texto somente o SMS, mas hoje existem dezenas de outros serviços que se inspiram no SMS e também trocam mensagens de texto.

Hoje, mesmo com toda a tecnologia o SMS está muito longe de se aposenta, tudo isso porque tem uma gigantesca base de usuários, afinal, todos os usuários de celulares sabem enviar ou receber (ler) um SMS, diferente de outras tecnologias de trocas de mensagens de texto que além de sistemas compatíveis ainda carecem de conhecimento de todos os envolvidos na conversa.

A despeito de toda esta relevância, o custo de um SMS é relativamente mais alto do que qualquer outra forma de troca de dados, seja via celular ou notebook, analisando o tamanho de um SMS com o valor cobrado pelas operadoras percebemos a gigantesca margem de lucro.

E isso, uma tecnologia com 20 anos e que continua presente a atual até os dias de hoje, quem diria.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias