Painel de Controle do Windows vai finalmente morrer
Chega o fim de uma era, o Painel de Controle do Windows vai finalmente morrer e em seu lugar entra o Configurações.
Depois de anos tentando desapegar o usuário, finalmente o Painel de Controle do Windows será aposentado.
Em seu lugar surge o Configurações, que já existe desde o Windows 10, mas nunca chamou muito a atenção.
Atualmente o ele destoa completamente da proposta dos Windows 10 e Windows 11, sendo uma espécie de nostalgia para os usuários mais experientes.
Painel de Controle do Windows vai finalmente morrer
O painel Configurações não possui todas as opções de gerenciamento, principalmente itens avançados.
Desta forma, para minimizar problemas, a Microsoft optou por manter o Painel de Controle enquanto vai aperfeiçoando o Configurações.
O resultado disso é que o Configurações é harmônico ao conceito dos Windows 10 e Windows 11.
Enquanto que o painel atual é o mesmo que existia no Windows 7 e com isso deixa o sistema parecendo uma espécie de remendo.
O Painel de Controle existe desde o Windows 1.0, com o mesmo objetivo e semântica.
Trabalho complexo
A princípio pode parecer simples remover o painel do Windows, afinal bastaria portar todas as suas opções para o Configurações, ao estilo do Windows 11.
Porém, na prática a situação é bem mais complexa, pois mesmo depois de vários anos a Microsoft ainda não conseguiu migrar todas as opções.
Em nota da Microsoft temos a seguinte afirmação:
O Painel de Controle está em processo de descontinuação em favor do aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada.
Dica: embora o Painel de Controle ainda exista por razões de compatibilidade e para fornecer acesso a algumas configurações ainda não migradas, você é incentivado a usar o aplicativo Configurações, sempre que possível.
Parece que agora, finalmente, ele será aposentado de fato do Windows, enfim encerra-se uma era.
A próxima grande atualização do Windows é a 24H2, e nesta atualização não existe nenhuma menção de remoção nas versões de testes.
Então espera-se que isso só ocorra a partir de 2025, se os bons ventos soprarem a favor da Microsoft, talvez quando o suporte ao Windows 10 for encerrado.