Google ajuda em golpe online e faz vítimas por todos os lugares
Por mais incrível que possa parece o Google ajuda em golpe online e faz vítimas em todos os lugares, simplificando a vida do golpista.
Sem querer querendo o Google ajuda em golpe online facilitando muito a vida do golpista.
Basicamente o buscador do Google está direcionando usuários diretamente para golpistas que sem fazer muito esforço tem conseguido obter sucesso nos golpes online.
Sem fazer muito alarde o Google promete trabalhar para minimizar e controlar o problema, mas nada de concreto foi realizado até agora.
Google ajuda em golpe online e faz vítimas por todos os lugares
A ajuda do Google é tão singela quanto eficaz e dificulta para a vítima a identificação do golpista e por isso acaba caindo no golpe sem questionar.
Tudo consiste no fato do golpista conseguir induzir o buscador do Google a informar nos seus resultados de busca o número de SAC do golpista no lugar no número de SAC original de determinada empresa.
Geralmente essa informação aparece na seção As pessoas também perguntam.
Os golpistas geralmente mascaram números de SAC de empresas dos seguintes segmentos:
- Aérea
- Bancos (instituições financeiras no geral)
- Hotéis
Se prestarem atenção são segmentos que geralmente atraem muitas ligações de dúvidas e geralmente é um público com maior poder aquisitivo.
Desta forma a chance de em um único golpe o lucro ser alto é maior.
Perdendo US$ 100 mil com a ajuda do Google
Um caso emblemático deste tipo de golpe ocorreu com um norte-americano na casa dos 60 anos e que pretendia acionar o SAC para movimentar US$ 100 mil que estavam na exchange Coinbase.
Ao buscar no Google o número do SAC, recebeu resultados fraudulentos e ao ligar os golpistas conseguiram desviar todo o seu dinheiro.
Como tudo funciona
Basicamente os golpistas induzem o crawler do Google e ler suas páginas e a lhes dar alta relevância nos resultados de busca.
Essas páginas com informações falsa então são mostradas nos primeiros resultados para vários termos de pesquisa diferentes.
Desta forma os usuários são induzidos e ligarem para uma central falsa, muito mais eficiente do que disparar mensagens ou tentar a sorte ligando para as vítimas.
O Google afirma estar trabalhando para equacionar melhor o seu crawler e desta forma refinar seus resultados de busca.