Operadoras usam seu modem de graça
Operadoras usam seu modem de graça, na surdina para que você pague a conta da conexão e eles se façam de boa empresa para os clientes. Veja os detalhes aqui.
[ad#texto]
Você já deve conhecer a rede wi-fi que a Oi deixa ativa para que seus clientes utilizem enquanto trafegam pela cidade, a novidade agora fica por conta da Net que promete usar o mesmo sistema da Oi para também implementar a sua rede wi-fi e deixa-la disponível para seus clientes, mas o que ninguém sabia era que as operadoras usam seu modem de graça sem fazer alarde em benefício próprio.
Pode parecer surreal que um serviço tão ruim e caro pelo pouco que entrega ainda vai ludibriar seus clientes para aproveitar pela infraestrutura que eles pagam (não se engane com o comodato) e ainda fazer marketing em cima, rentabilizando ainda mais clientes e Reais.
A seguir vamos explicar melhor como já funciona a rede da Oi e como a rede da Net vai funcionar e qual o seu papel nesta gigante infraestrutura.
Operadoras usam seu modem de graça: o caso da Oi
A situação é bem simples, por ser virtualmente impossível espalhar milhares de hotspots por inúmeras cidades a Oi teve a brilhante ideia de fechar parceria com a Fon e transformar os modens de seus clientes em hotspots para então poder cobrir vastas áreas urbanas com sinal wi-fi para seus clientes.
É algo inteligente e realmente não ligo de pagar centavos de energia elétrica pois também vou me beneficiar deste recurso, mas o que a Oi não explica é que a banda usada nesta conexão era a sua. É, você paga pela banda de conexão e a Oi iria utilizar e o pior, dependendo do número de conexões penduradas no seu modem você teria o seu serviço de conexão prejudicado.
Em tempos de luta por liberdade na cobrança de franquia de uso descobrimos isso.
Um detalhe interessante é que você pode cancelar esta “feature”do seu modem, porém ninguém explica isso para o cliente e quando você cancela subitamente ela volta a ser ativada por qualquer motivo (muitos clientes Oi tem reclamado disso).
Operadoras usam seu modem de graça: o caso da Net
Praticamente igual ao caso da Oi, porém a Net garante que a sua banda não será consumida neste processo, mas é senso comum que se vários dispositivos se conectarem no mesmo ponto a largura máxima do hardware vai limitar a velocidade de todo mundo.
Daí o cliente (que está pagando a conta) vai ver sua conexão ficar lenta.
Para clientes que ficam em bairros isso realmente não será problema, afinal a chance de conexão de vários dispositivos de forma simultânea é praticamente nula, porém para clientes residentes em áreas centrais o caos está estabelecido.