Operadoras usam seu modem de graça

Operadoras usam seu modem de graça, na surdina para que você pague a conta da conexão e eles se façam de boa empresa para os clientes. Veja os detalhes aqui.

[ad#texto]

Operadoras usam seu modem de graça
Operadoras usam seu modem de graça

Você já deve conhecer a rede wi-fi que a Oi deixa ativa para que seus clientes utilizem enquanto trafegam pela cidade, a novidade agora fica por conta da Net que promete usar o mesmo sistema da Oi para também implementar a sua rede wi-fi e deixa-la disponível para seus clientes, mas o que ninguém sabia era que as operadoras usam seu modem de graça sem fazer alarde em benefício próprio.

Pode parecer surreal que um serviço tão ruim e caro pelo pouco que entrega ainda vai ludibriar seus clientes para aproveitar pela infraestrutura que eles pagam (não se engane com o comodato) e ainda fazer marketing em cima, rentabilizando ainda mais clientes e Reais.

A seguir vamos explicar melhor como já funciona a rede da Oi e como a rede da Net vai funcionar e qual o seu papel nesta gigante infraestrutura.

Operadoras usam seu modem de graça: o caso da Oi

A situação é bem simples, por ser virtualmente impossível espalhar milhares de hotspots por inúmeras cidades a Oi teve a brilhante ideia de fechar parceria com a Fon e transformar os modens de seus clientes em hotspots para então poder cobrir vastas áreas urbanas com sinal wi-fi para seus clientes.

É algo inteligente e realmente não ligo de pagar centavos de energia elétrica pois também vou me beneficiar deste recurso, mas o que a Oi não explica é que a banda usada nesta conexão era a sua. É, você paga pela banda de conexão e a Oi iria utilizar e o pior, dependendo do número de conexões penduradas no seu modem você teria o seu serviço de conexão prejudicado.

Em tempos de luta por liberdade na cobrança de franquia de uso descobrimos isso.

Um detalhe interessante é que você pode cancelar esta “feature”do seu modem, porém ninguém explica isso para o cliente e quando você cancela subitamente ela volta a ser ativada por qualquer motivo (muitos clientes Oi tem reclamado disso).

Operadoras usam seu modem de graça: o caso da Net

Praticamente igual ao caso da Oi, porém a Net garante que a sua banda não será consumida neste processo, mas é senso comum que se vários dispositivos se conectarem no mesmo ponto a largura máxima do hardware vai limitar a velocidade de todo mundo.

Daí o cliente (que está pagando a conta) vai ver sua conexão ficar lenta.

Para clientes que ficam em bairros isso realmente não será problema, afinal a chance de conexão de vários dispositivos de forma simultânea é praticamente nula, porém para clientes residentes em áreas centrais o caos está estabelecido.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias