Operadoras se preparam para bloquear anúncios do Google

Enquanto operadoras se preparam para bloquear anúncios do Google os ânimos fervem e a briga promete ser muito longa, de que lado você está?

[ad#texto]

Existe uma guerra há vários meses onde diversas operadoras de acesso a dados tentam extorquir cobrar do Google e outras gigantes da produção de conteúdo para que o seu conteúdo fosse devidamente entregue a seus respectivos clientes, mas calma que a coisa complica, agora as operadoras se preparam para bloquear anúncios do Google.

Operadoras se preparam para bloquear anúncios do Google
Operadoras se preparam para bloquear anúncios do Google

Vamos entender melhor o problema, há meses atrás as operadoras começaram a reclamar de que por culpa do Google e outras empresas gigantes geradoras de conteúdo a sua infraestrutura estaria sobrecarregada e por isso queriam obrigar que estas empresas pagassem pelo que disseram ser “uso excessivo” da banda de conexão.

Resumindo, queriam aplicar a absurda regra de franquia de uso para as empresas que geram conteúdo.

Isso sem contar que embora os investimentos em marketing sejam enormes, os investimentos em infraestrutura são mínimos, apenas para cumprir exigências legais.

Operadoras se preparam para bloquear anúncios do Google: os absurdos

Se não fosse trágico seria uma verdadeira piada, assim como eu qualquer cliente que queira acessar a internet precisar pagar por um plano de dados, seja ele móvel ou residencial (fixo), para uma operadora da sua escolha e do outro lado as empresas que geram conteúdo também precisam pagar – caro – para que seus servidores também fiquem on-line e conectados a internet.

Mas mesmo assim as operadoras acham pouco.

Assim, para evitar o que chamam de “uso abusivo” instituem a chamada franquia de uso e a partir de uma quantidade trafegada sua conexão é cortada e você precisa pagar mais para continuar on-line.

Mas mesmo assim as operadoras acham pouco.

Agora elas querem que as empresas geradoras de conteúdo também paguem a conexão e também paguem pelo total trafegado. Simples assim.

Operadoras se preparam para bloquear anúncios do Google: o bloqueio

Então as operadoras chegaram na empresa Shine que tem a singela opção de disponibilizar uma forma de não exibir os anúncios de propaganda, ou seja, as operadoras arrumaram uma forma de reduzir a renda dos produtores de conteúdo já que boa parte deles depende de anúncios para gerar renda e com isso forçar uma “negociação mais amistosa”.

A principio as operadoras estão encarando este conceito como uma nova característica, e acredito que ainda tentarão cobrar dos clientes que quiserem ter estão “comodidade” ativa na sua linha.

Aliás a Shine mostra um gráfico absurdo afirmando que a cada 5MB trafegado ao instalar o Shine este consumo cai para apenas 50KB, apenas removendo anúncios, uma situação que alguém com o mínimo de conhecimento sabe que não é bem por aí.

Operadoras se preparam para bloquear anúncios do Google: mais detalhes

A medida é muito controversa, pois esbarra na questão da neutralidade da rede. Somando a isso o argumento apresentado pelas operadoras e fraco e até agora não surtiram nenhum efeito prático, pois já existe pagamento de ambas as partes para as operadoras, querer cobrar novamente é algum impensável.

A princípio este serviço será implementada no final de 2015 na Europa por uma operadora da região (o nome ainda não foi revelado).

Em países mais restritivos acerca da neutralidade da rede é provável que o bloqueio não seja imediato, mas sim de tempos em tempos, suficiente para denegrir os rendimentos das operadoras mas difícil para alguma autoridade enquadra-las.

A luta parece que será longa.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias