O que é o wi-fi 5? Conheça suas vantagens e desvantagens
Não confunda com tecnologia 5G. Vamos explicar o que é o wi-fi 5 e como ele pode ajudar sua conexão em casa ou no escritório.
O primeiro passo é não confundir com tecnologia de dados móveis 5G, vamos explicar o que é o wi-fi 5 e como ele pode lhe ajudar.
Wi-fi 5 é um nome comercial (amigável) para o protocolo 802.11ac, lembrando que roteadores wi-fi implementam várias versões de protocolo, decorrente das várias versões que foram surgindo ao longo dos anos.
Teoricamente, conforme a tecnologia evolui mais velocidade e vantagens temos na publicação de um novo protocolo.
O que é o wi-fi 5? Conheça suas vantagens e desvantagens
O protocolo 802.11ac recebeu a primeira aprovação pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) em setembro de 2008.
Com o protocolo finalizado pela Wi-Fi Alliance somente em 2013, foi neste ano que surgiram os primeiros roteadores com este protocolo implementado.
O 802.11ac possui as seguintes características:
- Velocidade máxima de transferência de dados: até 6,93 Gb/s nominais
- Largura de canal: mínimo de 80 MHz e máximo de até 160 MHz
- Frequência de operação: somente 5 GHz
- Modulação: 256 QAM
- MIMO: suporte para transmissões simultâneas entre um mesmo dispositivo. Dependendo do dispositivo é possível ter MU-MIMO (múltiplos usuários fazendo input e output) em até 8 canais
- Protocolo de segurança: WEP, WPA e WPA2
- Outras tecnologias: Beamforming, retrocompatibilidade com especificações anteriores
Vale lembrar que a velocidade máxima raramente ultrapassa o 1 Gb/s em uso real devido a compatibilidade do roteador e do dispositivo utilizado.
A frequência exclusiva de 5 GHz garante um maior número de gadgets conectados simultaneamente bem como velocidades maiores.
A sigla MU-MIMO que significa Multi Users, Mutiple Input Multiple Output, resultando em múltiplos usuários fazendo múltiplas entradas e saídas de dados ao mesmo tempo.
Essa tecnologia de transmissão de dados garante que o dispositivo conectado faça conexões simultâneas, o que resulta em maiores velocidades e melhor desempenho em multitarefas.
As vantagens
A lista de vantagens do wi-fi 5:
- Utilização da frequência de 5 GHz, que é um espectro mais livre que os tradicionais 2,4 GHz (telefones sem fio, por exemplo, também utilizam o 2,4 GHz o que causa interferência com o sinal do wi-fi)
- Maiores taxas de transferência de dados
- Suporte a MU-MIMO
- Retrocompatibilidade com os protocolos anteriores
As desvantagens
Como nem tudo são flores, o wi-fi 5 também possui desvantagens:
- Velocidade: embora o protocolo 802.11ac tenha velocidade teórica de 6,93 Gb/s, dificilmente consegue atingir 1 Gb/s em caso real de uso
- Frequências e alcance: o wi-fi 5 funciona somente na frequência de 5 GHz, e os roteadores dual band utilizam a frequência de 2,4 GHz no padrão wi-fi 4. Lembrando que o a frequência de 5 GHz tem alcance reduzido e é mais sensível a elementos bloqueantes
- Economia de energia: não existe nenhuma tecnologia para economia de energia para os gadgets conectados
- Segurança: o wi-fi 5 não implementa o protocolo WPA3 e com isso fica suscetível aos problemas de segurança do WPA2.
Embora o wi-fi 5 tenha bom desempenho na prática a grande revolução das conexões wi-fi será com a adoção massiva do wi-fi 6 (vamos detalhar esse protocolo posteriormente).