O que é o wi-fi 6? Conheça suas vantagens e desvantagens
Saiba o que é o wi-fi 6 e como essa nova versão irá revolucionar como utilizamos o wi-fi em nossas casas e escritório.
Saiba o que é o wi-fi 6 e veja como ele irá revolucionar como utilizamos a internet em nossas casas e escritório.
Aproveitando, se ainda não leu veja o artigo explicando o que é o wi-fi 5 e veja suas principais vantagens e desvantagens.
A Wi-Fi Alliance finalizou as especificações do Wi-Fi 6 e do Wi-Fi 6E em 2020 e com isso os primeiros roteadores e repetidores com essa tecnologia já estão no mercado.
O que é o wi-fi 6? Conheça suas vantagens e desvantagens
O Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E são os nomes comerciais para o protocolo 802.11ax, que reúne todas as especificações para essa nova versão.
O 802.11ax possui as seguintes características:
- Velocidade máxima de transferência: de até 9,6 Gb/s, dependendo do equipamento utilizado, número de fluxos espaciais e canal de operação
- Largura de canal: até 160 MHz
- Frequência de operação: 2,4 GHz e 5 GHz para o wi-fi 6 e 6 GHz para o wi-fi 6E
- Modulação: 1024QAM
- MIMO: suporte para transmissões simultâneas em múltiplos dispositivos (MU-MIMO)
- Protocolo de segurança: WPA3
- Outras tecnologias: OFDMA, BSS Coloring, TWT
A sigla MU-MIMO que significa Multi Users, Mutiple Input Multiple Output, resultando em múltiplos usuários fazendo múltiplas entradas e saídas de dados ao mesmo tempo.
Essa tecnologia de transmissão de dados garante que o dispositivo conectado faça conexões simultâneas, o que resulta em maiores velocidades e melhor desempenho em multitarefas.
Enquanto o wi-fi 5 trabalha apenas na frequência de 5 GHz o wi-fi 6 trabalha simultaneamente nas frequências 2,4 GHz e 5 GHz, com isso é possível utilizar o maior alcance do 2,4 GHz ou um tráfego menos congestionado do 5 GHz.
Já o wi-fi 6E utiliza três frequências: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, ao utilizar a banda de 6 GHz é possível entregar mais velocidade e menos interferência que as frequências anteriores.
As novas tecnologias
O wi-fi 6 e wi-fi 6E trás novas tecnologias resultando em maior desempenho e menos oscilação do sinal.
O OFDMA é uma tecnologia que divide os canais de frequência de redes sem fio em pequenas sub-portadoras.
Com isso é possível enviar os pacotes em conjunto economizando energia.
Além de economizar energia o OFDMA proporciona ganho em eficiência espectral, permitindo maiores taxas de transferência e menor latência (ping).
Já o BSS Coloring é uma tecnologia que reduz a interferência e melhora a qualidade da conexão.
A tecnologia TWT, que é uma sigla para Target Wake Time, permite determinar quando e com qual frequência os dispositivos sairão do modo standby para transmitir dados.
As vantagens
A lista de vantagens de wi-fi 6 e wi-fi 6E são:
- Velocidade de acesso: o padrão Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E tem velocidade máxima nominal de até 9,6 Gb/s
- Uso da frequência de 2,4 GHz: além de utilizar a faixa de 5 GHz, o Wi-Fi 6 opera na frequência de 2,4 GHz, permitindo maior alcance e maiores velocidades
- Melhor funcionamento em locais densos: graças ao BSS Coloring, o Wi-Fi 6 tem maior efetividade contra interferência de redes vizinhas e em locais com muitos dispositivos simultâneos
- Segurança: o Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E contam com o padrão de segurança WPA3
- Consumo de energia: o Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E possuem o padrão TWT, que otimiza a transmissão de dados e gera maior economia de bateria para dispositivos móveis;
- Compatibilidade com padrões anteriores: roteadores Wi-Fi 6 também suportam dispositivos com Wi-Fi 5 e tecnologias anteriores de rede sem fio (retrocompatibilidade)
As desvantagens
Como nem tudo são flores, o wi-fi 6 e wi-fi 6E também possuem desvantagens:
- Dispositivos compatíveis: o Wi-Fi 6 ainda é recente no mercado e com isso diversos roteadores, smartphones, tablets, notebooks e smart TVs não possuem compatibilidade com o padrão e funcionarão com os benefícios do Wi-Fi 5 e anteriores
- Preço: roteador wi-fi 6 ainda são muito caros
O wi-fi 6 já possui uma atualização
O Wi-Fi 6 Release 2 foi apresentado em 2022 pela Wi-Fi Alliance.
O principal destaque é o suporte a uplink no MU-MIMO, que permite melhor desempenho de rede e menor latência em aplicações que exigem grande capacidade de upload.
A tecnologia também trouxe melhorias ao TWT, que permitem redução no consumo de energia.