O problema de drop da bateria dos smartphones

[ad#texto]

Existe uma certa confusão quanto ao famoso problema de drop da bateria de diversos smartphones, sinceramente acredito que o problema não se resuma somente ao Android e que afeta quase que a totalidade dos modelos de smartphones vendidos atualmente, mas o problema é mais estético do que funcional.

Na realidade o problema reside em que alguns mostradores de carga da bateria dos smartphones apresentam além de uma imagem regressiva (circulo, barras, etc) o percentual de carga em números, daí fica fácil notar que em alguns casos a carga cai abruptamente, coisa de 56% para 49% e 30% para 19% são os mais clássicos.

Drop da bateria, você tem este problema?
Drop da bateria, você tem este problema?

Este problema é estético pois ele não afeta a autonomia total da carga da bateria, ela irá durar o tempo estimado total, a única coisa é o pequeno bug na informação do percentual durante o uso, mas porque isso ocorre?

Antigamente os celulares carregavam a bateria ao seu limite de carga, se por um lado tínhamos uma maior autonomia o desgaste prematura da bateria é acentuado, na época era pouco percebido pois os primeiros celulares duravam dias com uma única carga e mesmo com desgaste prematuro por ciclo como os ciclos eram longos a bateria durava o tempo de vida útil do aparelho, mas hoje, com cargas diárias uma bateria carregada desta forma teria a sua vida útil diminuída drasticamente, assim temos três cenários para o problema de carregamento da bateria:

  • Carregar até o limite e diminuir a vida útil da bateria;
  • Carregar normal até os 85% e depois ir diminuindo o fluxo de carga até pará-lo completamente, mesmo que o carregador esteja na tomada e a bateria nunca alcance os 100% reais, mas mesmo assim mostrar os 100% no visor do smartphone e ao retirar do carregador cair abruptamente para perto dos 95% ou 90% e equalizar a carga da bateria com o percentual exibido;
  • Carregar normal até os 85% e depois ir diminuindo o fluxo de carga até pará-lo completamente, mesmo que o carregador esteja na tomada e a bateria nunca alcance os 100% reais, mas mesmo assim mostrar os 100% no visor do smartphone e ao retirar do carregador manter em 100% ou 995 e ir tentando equalizar aos poucos o exibido no mostrador do smatphone e o real de carga da bateria.

É óbvio que a melhor saída é a terceira opção, o problema é que ao tentar alcançar a carga real com a carga exibida estas distorções e quedas abruptas (chamadas de drop) da bateria ocorrem, no entanto elas em nada afetam a autonomia global do smartphone.

No caso do Android isso era pouco percebido pois até a versão 2.2.x o mostrador padrão exibia escalas de 5% e a partir da versão 2.3.x as escalas passaram a ser de 1%. Existem diversos métodos que se dizem eficazes em acabar com os drop de bateria, sinceramente, nenhum irá funcionar efetivamente, é uma diferença de cálculo matemático que ainda não foi por completo resolvida, o máximo que irá conseguir com estes métodos de calibração é uma ou duas cargas mais homogêneas e depois a tendência é que a situação da ocorrência de drop volte a acontecer.

Um detalhe importante, alguns métodos pedem para exaurir a carga da bateria (utilizar até o smartphone desligar), as atuais baterias de li-io não tem o efeito memória, porém são sensíveis se forem descarregas até o final, então não façam estes métodos ou irão diminuir a vida útil da bateria.

Por enquanto a solução para os problemas de drop é serem menos cautelosos quanto a isso, simplesmente desliguem o mostrador numérico (aquele cara que fica mostrando o percentual de carga) e se concentrem no indicador de imagem, assim irão saber se o smartphone ainda tem ou não carga de bateria.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias