O legado do hardware na linha Lumia

[ad#texto]

A linha Lumia da Microsoft/Nokia possui um bom sistema operacional, no caso o Windows Phone 8, porém não possui bons aplicativos portados deixando a sua loja on-line deficiente, mas o pior problema é o hardware.

Não que o hardware projetado e construído pela Nokia seja ruim, muito pelo contrário, o hardware mantido pela Nokia é excelente em termos de qualidade (quem nunca já teve um antigo celular Nokia indestrutível que atire a primeira pedra), porém as especificações de hardware da grande maioria dos aparelhos da linha Lumia é medíocre.

Só para exemplificar, é bem recente o suporte do Windows Phone 8 para processadores dual-core, isso quando o suporte a múltiplos cores em seus concorrentes, leia-se iOS e Android, já está presente à anos o Windows Phone ainda patina no suporte a hardware.

Veja uma comparação, o Nexus 4 é um smartphone middle-end e possui um processador quad-core, 2GB de RAM e resolução de tela de 1280×768 pixels, agora vamos fazer uma comparação rápida para o recém lançado Lumia 625 (embora ele seja lançado como modelo de entrada o seu preço diz claramente ao contrário), um simples processador dual-core, apenas 512MB de RAM e uma tela com resolução pífia de 800×480 pixels e adivinhem o preço de ambos, sim, ambos estão na casa dos R$ 1.000,00.

E isso se repete em toda a linha Lumia, balizando preço por especificação de hardware sempre temos a linha Lumia tomando um banho da concorrência.

Como argumento em prol da linha Lumia temos o caso de que o Windows Phone 8 funciona bem em hardware menos potente, então porque cobrar tanto por um hardware que teoricamente tem custo menor e também como fica o caso da utilização de aplicativos, pois embora o Windows Phone 8 funcione bem em menos hardware o mesmo não acontece com os aplicativos que tem especificações de hardware próprias.

Realmente uma parca quantidade de aplicativos na Windows Store aliada a preços considerados altos frente aos concorrentes vem minando a vontade e esforço de comprarmos um Lumia. Isso acontece inclusive com os lançamentos como é o caso do Lumia 625.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias