O futuro da tecnologia é agora
[ad#texto]
Pense no seguinte cenário:
“Preciso ir para outra cidade e embora eu tenha o endereço, por não conhecer a cidade, terei muito trabalho para localizar o local do endereço e ainda corro o risco de não encontrar o caminho correto. Para minizar esse problema acesso o Google Maps, vejo via satélite informações sobre ruas e o relevo, primeiro analiso com grande conforto o que irei fazer. Já sabendo previamente dos problemas, cadastro o endereço no meu GPS e saio de viagem. Chego na cidade de origem, localizo de forma rápida o endereço seguinte instruções do GPS e chego ao local sem problemas.”
Agora analisem o seguinte trecho de um roteiro de um filme qualquer:
“Ao ser escalado para uma missão de reconhecimento, preciso infiltrar-me no território do inimigo, incógnito, porém por não conhecer o território imagino que terei problemas no deslocamento. Mas na base central observo as imagens do satélite, onde analise relevo do terreno, vias de acesso e condições de estruturas do inimigo. No momento do deslocamento sou auxiliado por um GPS, que serve para que eu me localize em tempo real no território do inimigo e para que minha base central saiba do meu avanço.”
Qual a diferença entre o primeiro cenário e o roteiro do filme?
Nenhum, todos os dois poderiam ser executados e o desenvolvimento tecnológico atual chegou a tal ponto que tecnologia militar e tecnologia civil se misturam. Como poderíamos imaginar, alguns anos atrás, que seria possível qualquer pessoa ter no seu carro um GPS portátil, que via satélite poderia traçar a rota a ser percorrida e instruir a sua navegação, tem tempo real?
É certo que a evolução tecnológica maluca que vemos em alguns filmes, como o filme Eu, Robô, por exemplo, nunca chegue ou ainda demore muito a chegar, mas tecnologias mais consistentes e principalmente aquelas que já estão sem utilizadas e difundidas nos meios militares irão fazer sucesso nos próximos anos.
Estamos vivendo uma perfeita ficção científica e a maioria das pessoas nem se deu conta disso.