Novo padrão SATA

[ad#texto]

Quando o padrão SATA apareceu como interface para conectarmos nossos HD´s nas motherboards ele aposentou o antigo padrão PATA e provou que enfileirar a transferência de dados pode ser mais rápido e efetivo do que encaminha-los paralelamente (por mais incrível que ele possa parecer), então neste mês ganhamos a especificação SATA 3.2.

O padrão que é mantido SATA-IO trouxe foco na melhoria no uso do padrão com dispositivos SSD, afinal, embora ainda caros é nesta direção eu o mundo caminho para solução em armazenamento de dados.

Dentre as novidades o destaque fica para suporte ao modo DevSleep, que permite que unidades de SSD hibernem, consumindo o mínimo de energia e o outro destaque é o SATA Express, que vai permitir que uma motherboard tenha um conector SATA sob um conector PCI Express e em teoria poderá utilizar a taxa de transferência deste, chegando a até 16 Gb/s.

Esquema do SATA Express
Esquema do SATA Express

Algumas novidades “menores” ficam por conta Hybrid Information que promete melhorar a performance de HD´s híbridos (aqueles que utilizando tanto discos físicos quanto SSD em um único dispositivo) e também suporte para o formato M.2 para ajudar os dispositivos ultrafinos.

Como ocorre nas outras versões o padrão SATA é retrocompatível.

O novo padrão segue ainda sem uma data prevista para que os primeiros dispositivos venham equipados com ele.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.