Novas regras de velocidade para banda larga fixa

[ad#texto]
Assim como na banda larga móvel, a Anatel aprovou regras para assegurar a qualidade dos serviços contratados para Internet de banda larga fixa.

O ponto chave é o mínimo contratado que passa a ser de 60%, contra os 10% atuais, e vai subindo ano a ano, com meta para chegar aos 80% em 2014, pena que esta regra em específico só vai valer um ano após a publicação em Diário Oficial da União.

Outro detalhe interessante é que as operadoras serão obrigados a fornecer software via web para mediar a velocidade de conexão, e isso me deixa intrigado, como é que a Anatel vai conseguir auditar que o software disponibilizado pela operadora não tenha nenhuma artimanha para ludibriar os usuários. Visto que até mudar de nome para fugir das responsabilidades já tem operadora fazendo, oferecer um software batizado é o de menos para as teles.

Ainda está previsto neste pacote de qualidade que as operadoras não vão poder limitar a velocidade ou o serviço dependendo do tipo de uso que o usuário está fazendo, exceto em casos de segurança da própria rede, afinal quem nunca sofreu com o Traffic Shapping ao efetuar um download ou até mesmo utilizando Torrent que grite mais alto.

Também está previsto fiscalização e proibição de aumento de preço para o usuário final, ou seja, de acordo com a Anatel, modernizar a estrutura e oferecer um serviço de qualidade respeitando os valores estipulados no contrato é um dever da operadora e não um extra.

Vamos ver se na prática tudo irá funcionar tão bonito como está no papel.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.