Firefox pede para apanhar de novo
[ad#texto]
O Firefox já apanhou feio do Google anos atrás, quando desde os primórdios a Mozilla tem um acordo com o Google para fornecer como padrão no Firefox o buscador do Google e este acordo rende uma boa grana.
O tempo passou o Google observou a fundo o Firefox e viu que era um segmento interessante e acabou lançando o Google Chrome, seu próprio browser que hoje luta de igual para igual com o Firefox e Internet Explorer. Isso foi uma apunhalada pelas costas na Mozilla, afinal seu parceiro de negócio passou a concorrer diretamente com eles.
Agora o Firefox tem também a opção de ser instalado tendo como buscador padrão o Bing, afinal, depois do rolo com o Google a Mozilla está certa em querer buscar parceiros de negócios mais transparentes, mas tinha que ser a Microsoft?
Para a Microsoft o grande benefício inicial é somar a participação do Firefox com a participação do Internet Explorer no mercado de browsers para promover o Bing e no longo prazo irá com certeza observar o Firefox e a própria Mozilla para em um futuro próximo fazer o mesmo que o Google, puxar o tapete. A Mozilla empregou da pior forma o mote “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”.
E de brinde com este acordo a Mozilla conseguiu a proeza de se indispor com toda a comunidade que de fato toca o Firefox para frente. Realmente um golpe de mestre.
Hoje o cenário para o Firefox não é dos melhores, pois o Google Chrome vem subindo a participação, o Internet Explorer vai se equilibrando com o que tem e o Firefox vai perdendo participação, daqui a poucos meses já irá cair para terceiro e depois é rolar ladeira abaixo.
A Mozilla fecha um acordo com uma empresa que quer ver o seu funeral, algo como dividir a cela com um pitbul faminto, chega uma hora que ele vai te morder, e como cereja do bolo briga com toda a comunidade que antes a apoiava.
Não é difícil entender que em pouco tempo a relevância da Mozilla vai despencar e o Firefox será como o Netscape de alguns anos atrás, existir até existia, mas ninguém dava bola, fica isolado.
E ainda tem gente que defende que a Microsoft não é concorrente da Mozilla, quando a Microsoft tiver que escolher um browser, qual você acha que ela irá escolher, o Internet Explorer ou o Firefox?